Dólar com. 5.1151
27 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
25/06/2018 às 19h30

II Encontro da exposição –Nonada. é realizado no Complexo Teatro Deodoro

Palestras começam às 19h30, desta quarta-feira (27) com entrada gratuita

O sertão, seus fatos históricos, suas riquezas e belezas estarão em debate no II Encontro –Nonada., nesta quarta-feira (27), às 19h30, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, no Centro de Maceió. A entrada é gratuita.

A artista Juliana Pessoa receberá o professor de história da Ufal, Pedro Lima Vasconcellos, o professor de filosofia da Ufes, Fernando Pessoa, e a arte-educadora e produtora cultural, Alice Barros. O tema do encontro é Uma Reflexão do Imaginário Sertanejo da Exposição: os fenômenos históricos de Belo Monte, o ciclo do cangaço, literatura e artes visuais. Os palestrantes vão debater esses temas a partir da perspectiva da mostra.

A exposição –Nonada., da artista Juliana Pessoa, foi aberta em no dia 10 de maio  e fica em cartaz até 30 de junho, com horários de visitação de segunda a sábado, das 8h às 18h; às quartas, das 8h às 20h; e aos domingos e feriados, das 14h às 17h. Grupos de escolas e instituições devem agendar visita guiada pelo telefone (82) 98884-6885 ou pelo e-mail: [email protected]

-Nonada. apresenta cerca de 60 desenhos feitos à mão com carvão, grafite, giz, pigmentos secos, argila, pólvora, papel e lixa em um papel simples. A curadoria é do professor da Universidade do Espírito Santo, Fernando Pessoa.

“-Nonada. surgiu a partir da leitura de uma série de obras, como Grande Sertão Veredas, inclusive a palavra Nonada é recorrente no romance do Guimarães Rosa, e também Os Sertões, O Quinze, A Pedra do Reino, vários autores nordestinos. A palavra Nonada indica uma coisa pobre, pequena, sem valor e, o interessante é que, muitas vezes, essas coisas têm muito mais valor do que a gente realmente considera. A palavra busca uma conversa com essa questão da coisa que é pobre, indigente, precária, mas que tem um potencial de reflexão, de criação, de vigor muito grande”, explica Juliana Pessoa.

A exposição –Nonada. foi selecionada por meio de edital aberto pela Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas, Diteal, para ocupar a galeria de arte do Complexo Cultural Teatro Deodoro. A artista Juliana Pessoa possui graduação em Artes e mestrado em Filosofia, ambos pela UFES. Ela já realizou diversas exposições coletivas e individuais, dentre elas,Oba: entre deuses e homens, no Museu Capixaba do Negro, onde também organizou o seminário Nagôs e bantus: entre deuses e homens. Este ano, foi selecionada para expor na Semana da Cultura Brasileira, que ocorrerá em outubro, na cidade de Sófia, Bulgária; e na galeria de arte da UFF, em dezembro.

Serviço:

II Encontro –Nonada.

Quando – Quarta-feira (27/06), às 19h30.

Onde - Complexo Cultural Teatro Deodoro, Centro de Maceió.

A entrada é gratuita.

Visitação da exposição– Até 30/06, de segunda a sábado, das 8h às 18h, às quartas, das 8h às 20h, e, aos domingos e feriados, das 14h às 17h.

Mais informações sobre a artista http://pessoaypessoa.blogspot.com.br/

Acompanhe as ações da exposição em https://www.facebook.com/exposicao.nonada.1

Fonte: Agência Alagoas