Dólar com. 5.1151
27 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
16/06/2018 às 14h00

Samu nas Escolas conscientiza quase 1.500 alunos sobre os trotes

Projeto de Extensão, desenvolvido em parceria com a Ufal, passou por 19 escolas

O reflexo das atividades desenvolvidas pelo Samu nas Escolas pode ser constatado com a diminuição dos trotes para a Central de Regulação do Samu Maceió - Olival Santos/Agência Alagoas

Vinte e oito ações, 19 instituições de ensino contempladas e 1.480 crianças e jovens conscientizados sobre os males que o trato causa ao funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Esse foi o resultado conquistado pelo Projeto Samu nas Escolas no primeiro semestre deste ano.

Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o projeto conta com a participação de 66 acadêmicos de Medicina, Enfermagem e Serviço Social. Para isso, todas as sextas-feiras, são desenvolvidas ações nas escolas das redes municipal, estadual de ensino da capital alagoana, assim como ocorreu nesta sexta-feira (15), com os alunos da Escola Municipal Doutora Nise da Silveira, localizada no bairro da Serraria, em Maceió.

O reflexo das atividades desenvolvidas pelo Samu nas Escolas pode ser constatado com a diminuição dos trotes para a Central de Regulação do Samu Maceió. Nos cinco primeiros meses de 2018, foram 166.720 ligações totais e 94.938 trotes; no mesmo período de 2017 o Samu Maceió registrou 203.307 chamadas no número 192, sendo 132.932 trotes. A redução foi de 37.994 trotes, o que representa uma queda de 18,68%.

De acordo com Goretti Bastos, assistente social do Samu nas Escolas, a redução de trotes é uma vitória do projeto, que teve início em 2014. “Esses números mostram que o Samu nas Escolas é de suma importância, e que, aos poucos estamos conseguindo conscientizar os jovens sobre os males que os trotes causam”, exaltou.

A assistente social do Samu nas Escolas ressaltou, ainda, “que muito ainda deve ser feito, para o índice de trotes continue a ser reduzido. Isso porque, no ano passado, nos cinco primeiros meses, os trotes representaram 65,38% do total de ligações. Enquanto que, no mesmo período deste ano, o índice corresponde a 56,94%, mostrando que ainda continua alto”, salientou a Goretti Bastos.

Outros Conteúdos – Além de falar sobre os trotes, as crianças aprendem noções de primeiros socorros para as situações com vítimas de quedas, engasgos, choque elétrico, fraturas, queimaduras e desmaios. Aluno do 4º ano do Ensino Fundamental, Jean Carlos Silva, 10 anos, aproveitou a ação do Samu nas Escolas para fazer várias perguntas e tirar dúvidas, principalmente sobre a maneira correta de colocar em prática as técnicas de primeiros socorros.

“O dia foi muito divertido! Aprendi várias coisas novas, como o jeito de desengasgar um colega, o que fazer quando uma panela pegar fogo e como ajudar as pessoas que sofrem uma queda. Outra coisa que me chamou muito a atenção foi a ambulância, pois nunca tinha entrado em uma e nem imaginava o que tinha dentro”, disse o garoto.

Em todas as ações do Samu nas Escolas, as crianças têm a oportunidade de conhecer o interior de uma Unidade de Suporte Básico (USB) e os equipamentos que compõem a viatura. Para as instituições de ensino que tiverem interesse em receber, durante o segundo semestre deste ano, a equipe do Samu nas Escolas, basta entrar em contato com o Serviço Social do Samu Maceió, pelo número 3315-1165.

Fonte: Agência Alagoas