Dólar com. 5.1151
27 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
15/06/2018 às 11h02

Seminário estadual debate combate à desertificação em Alagoas

Evento foi promovido pela Semarh, em parceria com o Ministério Público de Contas

Encontro debateu trabalho preventivo para a convivência com a estiagem e a desertificação - Adailson Calheiros e Ascom Semarh

O I seminário Estadual para o Combate à Desertificação ocorreu nesta quinta-feira (14) no auditório do Centro Universitário Tiradentes (Unit). Foi um dia dedicado às discussões ao meio ambiente, principalmente nas regiões do semiárido alagoano. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), numa parceria com o Ministério Público de Contas (MPC).

A abertura do seminário contou com a formação de uma frente de honra com representantes da Semarh, por meio do secretário Alexandre Ayres; MPC, com o procurador-geral Ênio Andrade Pimenta; do promotor do Ministério Público Estadual, Jorge Dórea; do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Otávio Lessa; bem como da Secretaria de Estado da Agricultura Pesca e Aquicultura (Seagri).

Ao usar a palavra, o secretário Alexandre Ayres defendeu que os órgãos não atuem apenas no combate e sim com trabalhos preventivos para que a população consiga conviver com a estiagem e consequentemente com a desertificação.

Alexandre Ayres citou as atividades já desempenhadas pelo Governo de Alagoas em todas as regiões do Estado, a exemplo dos programas de Recuperação de Nascentes, Perfuração de Poços, Água Doce e Água Para Todos.

“Contribuir com a expansão da água para as famílias que mais precisam é um fator preponderante neste contexto da desertificação. Para se ter uma ideia, a Semarh á recuperou mais de 110 nascentes, perfurou mais de 600 poços, além de entregar os sistemas de dessalinização e sistemas de abastecimento junto aos municípios do Agreste e Sertão” destacou Alexandre Ayres em sua fala.

Com a palavra, o procurador-geral do MP de Contas, Ênio Pimenta entende a necessidade de ampliar a discussão sobre desertificação com as prefeituras localizadas nas regiões Agreste e Sertão. Ele destacou o papel do MPC em avançar em defesa do patrimônio ambiental, com o intuito de evitar que as áreas degradadas sigam se expandindo.

“Um dado me chama atenção é que 60% dos municípios alagoanos possuem áreas sujeitas à desertificação. A ação desordenada da população contribui efetivamente para esse fenômeno, a exemplo irrigações sem qualquer acompanhamento técnico. Ou seja, essa situação também impacta socialmente nessas regiões”, relatou o procurador-geral do MP de Contas.

O engenheiro civil, Paulo Lima, apresentou uma palestra sobre a “História da Desertificação no Brasil”. Lima defendeu um maior diálogo entre os entes públicos com a população para informa-los sobre os efeitos deste processo.

Ainda no campo das palestras, o secretário-executivo de Gestão Interna da Semarh, Edilson Ramos de Lima trouxe assuntos pertinentes ao Plano Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca.

Ramos fez destaques sobre a construção do plano com focos em territórios da cidadania, buscando implementar políticas públicas para as famílias que sobrevivem da agricultura familiar, bem como o fortalecimento da inclusão produtiva.

“Ao analisar este plano, as ações estão sendo executadas de forma natural pelos parceiros nos municípios do alto e médio Sertão, bem como nas regiões do Baixo São Francisco. São atividades que dialogam com os recursos hídricos, inclusão produtiva, saúde e agricultura familiar. Com base no Plano Estadual temos a certeza de seguir com as ações para combater os efeitos de desertificação”, considera Edilson Ramos.

Por fim, Edilson Ramos fez questão de ressaltar a participação popular nas estratégias, metas, ações e gestão do plano em Alagoas.

A última palestra no período da manhã foi da professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Nivaneide Melo Falcão, que apresentou o histórico da desertificação em Alagoas.  Ela destacou que muitos produtores rurais, por falta de informação e acompanhamento técnico, acaba promovendo desmatamento e contribuindo com a expansão da desertificação.

No período da tarde, o seminário retornou com mostras ao público presente como é formada a desertificação e suas soluções simples.

Sertaneja, natural de Piranhas, falou ao público sobre formas de se combater a desertificação e declarou que a plantação é sua aliada nesse trabalho.

“A plantação mudou a realidade da minha comunidade” disse Maria Francisca, que se tornou um exemplo e se orgulha de fazer a sua parte para salvar o meio ambiente.

O tema Desertificação em Alagoas foi abordado pelo coordenador da Sala de Alerta da Semarh, Vinícius Pinho. Foi apresentado o Monitor de Secas do Nordeste que acompanha de forma regular a situação da seca e indica o nível e a duração da seca apresentando o cenário atual.

Valmir Pedrosa, consultor da Semarh, iniciou os esclarecimentos sobre a gestão dos recursos hídricos do Canal do Sertão. Ao fim, foi formado uma mesa redonda com Vinícius Pinho (Sala de Alerta), Valmir Pedrosa (Consultor) e Esdras Lima (IMA). O público pode esclarecer dúvidas e fazer questionamentos.

O próximo seminário acontece no município de Piranhas. A data será divulgada em breve.

Fonte: Ascom Semarh/AL