Alagoas

Municípios enfrentam racionamento de combustível, suspendem aulas e reduzem serviços básicos

28/05/18 - 10h22

No oitavo dia de mobilização nacional dos caminhoneiros, os estados e municípios começam a sentir de forma mais drástica as consequências da greve para a manutenção dos serviços básicos para a população.

Em Alagoas, por exemplo, além de Maceió, várias cidades foram afetadas com a paralisação. Algumas prefeituras do interior de Alagoas suspenderam as aulas, reduziram o serviço de coleta de lixo, e em muitas cidades os postos de combustíveis não foram reabastecidos completamente.

A reportagem do TNH1 fez um levantamento com algumas prefeituras, em sites do executivo municipal e buscou informações junto à Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Confira que serviços estão afetados:

Arapiraca - Unidades Básicas de Saúde e Centros Especializados podem ter seus serviços limitados nesta segunda (28). As urgências serão mantidas, assim como o translado de pacientes dos Pronto Atendimentos para hospitais e translado de pacientes de hemodiálise. As aulas da rede municipal foram suspensas.

Capela – Coleta de lixo será realizada apenas três vezes por semana e as ambulâncias serão usadas apenas para transportar pacientes de urgência e emergência.

Craíbas – Aulas suspensas e postos de combustíveis já sem o produto.

Coité do Nóia – Aulas suspensas, Programa de Saúde da Família suspenso e começa a faltar combustível para serviços básicos.

Delmiro Gouveia: Dos dez postos da cidade, apenas dois receberam combustível nesse domingo (27) e as aulas estão suspensas.

Estrela de Alagoas – Abastecimento apenas para os  carros do serviço de hemodiálise e outros serviços de emergência.

Feliz Deserto – Para evitar o desabastecimento geral, postos de combustíveis foram orientados pela Prefeitura a não comercializarem gasolina em galão.

Inhapi – Aulas e alguns serviços de saúde estão suspensos, e há dificuldade na coleta de lixo da cidade.

Joaquim Gomes – Aulas da rede municipal foram suspensas. Município sem etanol e diesel. Para a gasolina, a previsão é que o estoque acabe em três dias.

Olho d"Água do Casado – Aulas da rede municipal suspensas.

Palmeira dos Índios - A Prefeitura decretou estado de emergência na manhã desta segunda-feira (28). Apenas os serviços essenciais como Samu, os carros que transportam pacientes com cirurgias eletivas, consultas e exames marcados para Arapiraca e Maceió, transporte de pessoas que fazem hemodiálise, coleta de lixo, iluminação pública, ambulâncias da área da Saúde que não utilizam gasolina e o transporte das equipes dos PSFs da cidade estão mantidos.

Estão suspensos os veículos que transportam os 500 estudantes universitários que estudam nos polos da Ufal, Uneal e outras faculdades nos municípios de Arapiraca e Santana do Ipanema; transporte da Assistência Social (fica apenas um para emergências); máquinas como retroescavadeiras e patrol e os veículos que transportam alunos da rede municipal de ensino público, das zonas rural e urbana. As aulas estão suspensas até sexta-feira, dia 1º de junho.

Piaçabuçu - Postos ainda sem combustível. A Secretaria de Saúde avisou que as ambulâncias farão apenas atendimento de emergência.

Piranhas - Aulas da rede municipal suspensas.

Pilar - Prefeitura solicitou que todos os carros pequenos e locados sejam guardados e usados apenas em momentos emergenciais.Outra decisão  é que os dois postos e prestadores de serviço da prefeitura reservem um percentual de gasolina e óleo diesel para atender às demandas que são importantes para a cidade: transporte escolar, ambulância, viaturas da Guarda Municipal e coleta de lixo.

Porto de Pedras – Aulas da rede municipal de ensino suspensas pela Prefeitura.