OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

06/05/2018 às 16:38

Centro Psiquiátrico comemora 40 anos com reabilitação de pacientes

Ressocialização impulsiona iniciativas para reinserir pacientes no convívio social Ressocialização impulsiona iniciativas para reinserir pacientes no convívio social

Maysa Cavalcante

Há 40 anos, Alagoas conta com uma unidade preparada para atender os reeducandos portadores de doenças mentais e que são submetidos à medidas de segurança. O Centro Psiquiátrico Judiciário Pedro Marinho Suruagy conta com uma equipe de profissionais multidisciplinares que atuam para promover a reintegração social dos pacientes com momentos lúdicos e culturais, conforme prevê a Lei de Reforma Psiquiátrica 10.216/2001.

As ações coordenadas pela Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) garantem o acompanhamento social, psicológico e psiquiátrico dos pacientes. Além disso, o Centro Psiquiátrico conta com uma estrutura física composta por enfermarias, consultórios médicos e odontológicos, salas de aula, espaços para terapia ocupacional, horta, auditórios, dentre outros espaços.

Por meio da da praxisterapia, os pacientes desenvolvem atividades artísticas com palitos de picolé, dobraduras de papel e pintura em tela. Semanalmente, os internos também participam de ações de assistência religiosa.

Jorge Santos

Por representar um vasto campo de estudo, frequentemente, universitários desenvolvem atividades com os pacientes e servidores. Um dos projetos é o ‘Reconstruindo Elos’, dos acadêmicos de Direito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Uma vez por semana, eles vão até o Centro Psiquiátrico promover dinâmicas que estimulam a interação dos participantes.

"Os internos são bem receptivos às atividades promovidas pelos grupos e aguardam ansiosos por esses momentos. Inúmeros benefícios são proporcionados pelas dinâmicas e é possível notar uma melhora significativa no comportamento dos pacientes, que passam a interagir melhor uns com os outros e, consequentemente, com os profissionais da unidade", explica a chefe do CPJ, agente penitenciária Ana Paula Nascimento.

O restabelecimento dos vínculos familiares é outro mecanismo utilizado pelos profissionais de saúde do CPJ para promover o bem-estar dos internos. Quinzenalmente, são realizados encontros com parentes dos pacientes, momento em que são desenvolvidas atividades com foco no fortalecimento dos vínculos e na integração com a equipe de saúde da unidade. Assim, ocorre a evolução e humanização.

Jorge Santos

Visando evitar que os pacientes percam as referências culturais, em datas comemorativas como o Carnaval, São João e Natal eles participam de atividades em alusão às datas, seja em sala de aula ou em comemorações realizadas na unidade, com a participação dos familiares. Outro momento marcante para os internos é a participação no Primaverão.

O evento é realizado anualmente e reúne pacientes de hospitais psiquiátricos de Maceió. Os internos do Centro Psiquiátrico aguardam com ansiedade o momento de descontração e lazer, ocasião em que são utilizadas atividades lúdicas para estimular a interação social e o desenvolvimento cognitivo e psicomotor dos pacientes.

Ascom Seris