OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

07/05/2018 às 16:28

Circuito de autores e circuito de oralidades em Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios

Com o intuito de promover intercâmbio de artistas e a formação de leitores, o projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras traz para Alagoas o Circuito de Autores nos dias 8, 9 e 10 de maio, e o Circuito de Oralidades nos dias 14, 15 e 16 de maio, aberto ao público.

Com a presença dos autores Adri Aleixo (MG), Cida Pedrosa (PE) e Ricardo Aleixo (MG), tendo como mediadores Milton Rosendo (AL) e Marta Eugênia (AL), os encontros se dividirão nos dias 8,9 e 10 com o Circuito de Autores em Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios, promovendo o encontro de escritores de diferentes locais do país, com suas diversas dicções, por meio de debates e apresentações artísticas, e o Circuito de Oralidades, nos dias 14, 15 e 16, nas mesmas cidades, promovendo a experimentação, como um laboratório de fruição narrativa e poética.

O Projeto Arte da Palavra atua em todo o país e tem como objetivo oferecer ações que atuem em totalidade da cadeia de literatura, incluindo a formação e a divulgação de novos autores, a valorização das novas formas de produção e fruição literária. Durante o ano de 2018, mais de 70 representantes da diversidade literária brasileira percorrerão todos os estados do país, dentre eles: Daniel Galera, Stella Maris Resende, Cidinha da Silva, André de Leones e Bruna Beber.

SOBRE O CIRCUITO DE AUTORES

Há hoje, no Brasil, uma diversidade de vozes literárias em constante e viva produção. Boa parte desses artistas é pouco conhecida fora das localidades onde atuam, o que demanda uma necessidade de intercâmbio desses autores para fazer circular suas obras e ideias, possibilitando que diferentes vertentes literárias sejam conhecidas em diversas regiões. O circuito é voltado para promover, por meio de uma itinerância de âmbito nacional, escritores de diversas categorias da literatura brasileira.

A composição das mesas é feita preferencialmente com escritores de localidades distintas, para que haja uma troca maior de experiências e ideias entre autores e público.

SOBRE OS AUTORES

Adri Aleixo (MG)

É poeta e professora de literatura de Minas Gerais. Participa das antologias Escriptonita, 30 anos do Psiu Poético, Contemporâneas e Sobre Lagartas e Borboletas. Possui textos publicados em sites e revistas de todo país como Suplemento Literário de Minas Gerais, Caderno Pensar do Jornal Estado de Minas, Germina, LiteraturaBr, Janelas em Rotação, Mallarmargens, Zona da Palavra, O Relevo, Verso Aberto, Blocos online entre outros. Publicou dois livros de poesia pela editora Patuá: Des.caminhos (2014) e Pés (2016).

Cida Pedrosa (PE)

Nasceu em Bodocó, Sertão do Araripe pernambucano, é poeta, contista, recitadora, residente em Recife. Na década de 80, militou e fez parte da coordenação do Movimento de Escritores Independentes de Pernambuco, que agregou a cena cultural alternativa e marginal da época, em recitais e performances de rua, exposições, feiras e vendas de livros, edições de fanzines e livretos, movimento que hoje é reconhecido como parte da história da literatura pernambucana. Por duas vezes foi curadora da programação de recitais, performances e leituras da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. Publicou sete livros de poesias: Claranã (Confraria do Vento, 2015), Miúdos (Interpoética, 2011), As filhas de Lilith (Calibán, 2009), Gume (2005), Cântaro (2000), O Cavaleiro da Epifania (1986) e Restos do Fim (1982), estes últimos em edição do autor.

SOBRE OS MEDIARES

Milton Rosendo (AL) – Em Maceió

Milton é Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Alagoas e Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas. Atua, principalmente, nas áreas de literatura brasileira, poesia, intertextualidade, metalinguagem, representação e semiótica. Atualmente é considerado pela crítica um dos melhores poetas do estado. Foi contemplado com o Prêmio Lego de Literatura, promovido pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas que possibilitou a publicação de Os Moinhos (2009), seu livro de estreia. Lançou o segundo livro de poesia Caos-Totem (2016) pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos, através do edital do Programa de Incentivo à Produção Literária.

Marta Eugênia (AL) – Em Arapiraca e Palmeira dos Índios

Marta Eugênia de Oliveira, graduada em Letras e Especialista em Linguística, é poeta e professora de Língua Portuguesa, Redação e Literatura na Rede Pública e Privada na cidade de Arapiraca. Ministra oficinas de Poesia em eventos da Universidade Estadual de Arapiraca (UNEAL) e Federal do Sertão (UFAL) de Delmiro Gouveia, também no SESC em 2016 pelo programa "Arte em Circuito". Publicou Quanto Tanto (Rio de Janeiro: Multifoco, 2015).

SOBRE O CIRCUITO DE ORALIDADES

Abarca as manifestações literárias que remetem, especialmente, à narração de histórias e à veiculação oral da poesia. São vertentes artísticas com larga tradição no país, que constituem os pilares de diversas identidades que vão se reinventando através das gerações. De forma sistemática e criteriosa, o circuito aproxima, em cada manifestação, a riqueza e multiplicidade de vozes, ideias e costumes, por meio de saraus, performances, slam poetry, repentes e outras manifestações que se multiplicam Brasil afora. A fim de contemplar ao máximo as possibilidades da fruição oral da palavra, a curadoria do projeto busca selecionar espetáculos que retratem as diferentes tradições e suas vertentes contemporâneas.

O circuito privilegia a experimentação e a dinâmica da narração de histórias e da performance, funcionando não só como uma simples apresentação, mas também como um laboratório de fruição narrativa e poética.

SOBRE O AUTOR E A PALESTRA-PERFORMANCE

Ricardo Aleixo (MG)

Autor de nove livros de poemas, entre eles, o recém-lançado “Pesado demais para a ventania” (Ed. Todavia, 2018), sua primeira antologia poética, na qual reúne poemas extraídos de todos os seus livros publicados ao longo dos últimos 25 anos. Vive em Belo Horizonte, onde nasceu, em 1960.

Organizada em torno de sua antologia, a palestra-performance “Pesado demais para a ventania” põe em destaque um processo criativo que funde densidade lírica e diálogo com a tradição, experimentação técnico-formal e crítica social e política.

SERVIÇOS:

Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras

MACEIÓ

- O Quê: Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, Circuito de Autores.

- Quem: Adri Aleixo (MG) e Cida Pedrosa (PE), mediação: Milton Rosendo (AL).

- Local: Rua Barão de Maceió, 62, Centro (Sala de Estudos do Complexo Cultural Teatro Deodoro)

- Data: 08/05/2018

- Horário: 19h

- ENTRADA FRANCA.

- O Quê: Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, Circuito de Oralidades.

- Quem: Palestra-performance “Pesado demais para a ventania”, com Ricardo Aleixo.

- Local: Rua Barão de Maceió, 62, Centro (Sala de Dança do Complexo Cultural Teatro Deodoro)

- Data: 14/05/2018

- Horário: 19h

- ENTRADA FRANCA.

ARAPIRACA

- O Quê: Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, Circuito de Autores.

- Quem: Adri Aleixo (MG) e Cida Pedrosa (PE), mediação: Marta Eugênia (AL).

- Local: Rua Manoel Cazuza, S/N, Santa Edwiges, Arapiraca/AL (Teatro Hermeto Pascoal)

- Data: 09/05/2018

- Horário: 19h

- ENTRADA FRANCA.

- O Quê: Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, Circuito de Oralidades.

- Quem: Palestra-performance “Pesado demais para a ventania”, com Ricardo Aleixo.

- Local: Avenida Manoel Severino Barbosa, Bom Sucesso, Arapiraca (Auditório Ufal – Campus Arapiraca)

- Data: 15/05/2018

- Horário: 19h

- ENTRADA FRANCA.

PALMEIRA DOS ÍNDIOS

- O Quê: Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, Circuito de Autores.

- Quem: Adri Aleixo (MG) e Cida Pedrosa (PE), mediação: Marta Eugênia (AL).

- Local: Rua Major Cícero de Góis Monteiro, 79, Centro, Palmeira dos Índios (Auditório da Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes – APALCA)

- Data: 10/04/2018

- Horário: 19h

- ENTRADA FRANCA.

- O Quê: Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, Circuito de Oralidades.

- Quem: Palestra-performance “Pesado demais para a ventania”, com Ricardo Aleixo.

- Local: Rua Major Cícero de Góis Monteiro, 79, Centro, Palmeira dos Índios (Auditório da Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes – APALCA)

- Data: 16/05/2018

- Horário: 19h

- ENTRADA FRANCA.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.