OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

19/05/2018 às 08:15

Conheça o programa de controle do tabagismo do HU

O programa conta com reuniões mensais O programa conta com reuniões mensais

Klebson Candido - estagiário de Relações Públicas

O Programa de Controle do Tabagismo do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) desenvolve há 11 anos, atividades para o tratamento de fumantes, considerando a política nacional de prevenção e controle do câncer, do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O serviço abre inscrições duas vezes por ano e tem capacidade de atender 120 pessoas.

As atividades são desenvolvidas por equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, assistente social, farmacêutico, educador físico e psicólogo e funciona em parceria com as secretarias municipal e estadual. O tratamento, que considera aspectos cognitivos e comportamentais, oferece aos usuários reuniões mensais no primeiro ano de participação no programa, além de tratamento por meio de medicamentos.

O Programa de Controle de Tabagismo é uma solicitação do Inca para o funcionamento do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do HU.

Reunião com usuários

No dia 4 de maio, a reunião contou com a apresentação do serviço, pela médica pneumologista e coordenadora do programa, Seli Almeida, a palestra Aspectos psicológicos do tabagismo, com a psicóloga Renata Vasconcelos, além de depoimentos de usuários que concluíram o tratamento.

Fonte: Ascom Ufal