OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

08/05/2018 às 17:51

Diteal celebra Dia Alagoano do Teatro com programação especial

Data faz uma homenagem a Linda Mascarenhas, considerada a dama do teatro alagoano Data faz uma homenagem a Linda Mascarenhas, considerada a dama do teatro alagoano

Hannah Copertino

A diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) elaborou uma programação especial para celebrar o Dia Alagoano do Teatro, comemorado em 14 de maio. As apresentações vão de 14 a 20 deste mês, com espetáculos locais e nacionais, nos Teatros Deodoro e de Arena Sérgio Cardoso, no Complexo Cultural Teatro Deodoro e na Praça Deodoro, Centro de Maceió.

A programação começa na segunda-feira (14) com a peça A Mulher Braba, da Cia La Casa, às 16h30, na Praça Deodoro, aberto ao público. Na terça (15), é a vez do Grupo Teatro da Poesia se apresentar com o espetáculo Os Que Vêm de Longe, às 15h, na Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, com entrada gratuita.

Já na quarta-feira (16), o Grupo Cena Livre entra em cartaz com a peça Zelodaro Come Pano, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, às 9h com projeto escola, e, às 15h, gratuito para alunos da rede pública de ensino.

As comemorações seguem na quinta-feira (17) com a estreia do espetáculo A Conferência dos Pássaros, criado e interpretado por alunos formandos do Curso Técnico em Dança da Escola Técnica de Alagoas (ETA-ICHCA-UFAL), às 19h, na Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, com entrada franca.

Também na quinta-feira, tem o stand-up Comedy Ponto C com Cláudia Helena, no projeto C&A Teatralizando, às 20h, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, com entrada gratuita. A classificação indicativa é de 16 anos.

Na sexta-feira (18), sábado (19) e domingo (20), os alunos do quarto módulo do Curso Técnico em Arte Dramática da Ufal estreiam o espetáculo À Direita de Deus Pai, às 18h, na Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, e a entrada é de graça.

O Teatro Deodoro será o palco de Avelha, com Ivana Iza, na sexta-feira (18), às 20h. O ingresso custa R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 a meia entrada e está à venda na bilheteria do Teatro Deodoro, de terça a domingo, das 14h às 18h.

Entre os espetáculos de circulação nacional, está Alma Imoral com Clarice Niskier, que será apresentado no sábado (19/05), às 20h, no Teatro Deodoro. O valor da entrada é R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 a meia entrada e está à venda na bilheteria do Teatro Deodoro, de terça a domingo, das 14h às 18h.

Clarice Niskier volta ao palco do Teatro Deodoro no domingo (20) com outro espetáculo conhecido nacionalmente: A Lista, que será às 19h, também com ingresso por R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 a meia entrada, à venda na bilheteria do Teatro Deodoro, de terça a domingo, das 14h às 18h.

Tem promoção para quem comprar ingressos para os espetáculos A Alma Imoral e A Lista, o valor fica R$ 50,00 inteira e R$ 25,00 meia para os dois dias.

Encerrando a programação, também no domingo (20), Amir Haddad volta a Maceió com o debate: Teatro, em uma Conversa com Amir Haddad, às 15h30, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, anexo ao Deodoro, com entrada gratuita.

Além de marcar a data que faz uma homenagem a Linda Mascarenhas, considerada a dama do teatro alagoano, com apresentações de grupos teatrais da terra, o objetivo é também investir na formação de plateia com espetáculos gratuitos, incentivar a produção local e o desenvolvimento dos profissionais da área com a palestra do diretor e professor Amir Haddad, um dos maiores nomes do teatro brasileiro.

“Em 14 de maio de 1895, nascia Linda Mascarenhas, uma mulher que marcou época e que contribuiu muito com a sociedade enquanto atriz, diretora, dramaturga e líder feminista. Ela participou de dezenas de espetáculos e ajudou a fundar a Associação Teatral das Alagoas, ATA, que existe até hoje. A data do nascimento de Linda Mascarenhas foi escolhida em uma bela e justa homenagem como Dia Alagoano do Teatro, um momento importante para celebrar e valorizar a nossa produção artística”, explicou a diretora presidente da Diteal, Sheila Maluf.

“Estarmos celebrando o Dia Alagoano do Teatro é um compromisso com o fazer teatral em Alagoas, um momento de discussão, de exposição desta produção, e também de intercâmbio com outras produções de grande repercussão no cenário nacional, além, é lógico, de endossar sempre a importância de Linda Mascarenhas em nossa história”, ressaltou o gerente artístico e cultural da Diteal, Alexandre Holanda.

Serviço:

Dia Alagoano do Teatro

Quando – De terça-feira (14/05) a domingo (20/05).

Onde – Praça Deodoro, Teatros Deodoro e de Arena Sérgio Cardoso e Complexo Cultural Teatro Deodoro.

Alguns espetáculos são pagos e outros gratuitos.

Ascom Secult