OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

17/05/2018 às 20:04

Projeto debate importância da defesa do meio ambiente com alunos de escola em Bebedouro

Projeto “Fale, Educação” debate importância da defesa do meio ambiente com alunos de escola em Bebedouro Projeto “Fale, Educação” debate importância da defesa do meio ambiente com alunos de escola em Bebedouro

A defesa do meio ambiente como modo de exercer a própria cidadania. Foi essa a principal lição que os alunos da Escola Estadual Rosalvo Ribeiro aprenderam em mais uma ação do projeto “Fale, Educação!”, que é coordenado pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da 19ª Promotoria de Justiça da Capital. Desta vez, os estudantes participaram de uma palestra dos acadêmicos do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que fazem parte da ação de extensão universitária “O ICBS vai à Escola”.

Durante toda tarde os alunos aprenderam noções de como manter a conservação do meio ambiente em que vive e assistiram uma palestra onde foi abordada a importância da conservação das espécies animais para o funcionamento adequado do ecossistema. O tema abordado foi “Mitos e verdades sobre as serpentes”. “A conservação e proteção do meio ambiente são importantes temas para ser discutido, princialmente quando estamos falando em direitos humanos. É preciso que os alunos descubram que um planeta saudável significa mais saúde para o ser -humano, uma vida com mais qualidade e dignidade. Esta é uma diretriz relacionada diretamente ao exercício dos direitos humanos, da cidadania plena de cada um”, afirmou a promotora Cecília Carnaúba, coordenadora do “Fale, Educação !”.

“O ICBS vai à Escola” foi desenvolvido para atender um convite da coordenação do projeto “Fale, Educação!” que assinou com a coordenação do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde um acordo de cooperação técnica. A ação de extensão envolve acadêmicos e professores e tem finalidade de levar às escolas públicas a aprendizagem da valorização do meio ambiente como um caminho para o exercício da cidadania. Nas próximas participações do “O ICBS vai à Escola” no “Fale, Educação!” serão abordados os seguintes temas: “Alga não é lixo”, “Consciência ambiental”, “Peixes venenosos e tubarões” e “Zoonoeses, bem estar animal e posse responsável”.

Fonte: Ascom MPE/AL