OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

14/05/2018 às 08:50

Trotes para o Samu caem mais de 18% no primeiro quadrimestre de 2018

Samu recebeu menos trotes nos primeiros quatro meses deste ano do que no mesmo período de 2017 Samu recebeu menos trotes nos primeiros quatro meses deste ano do que no mesmo período de 2017

João Victor Barroso

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas registrou, no primeiro quadrimestre deste ano, uma queda de 18,76% no número de trotes recebidos, quando comparado com o mesmo período de 2017. Em números absolutos, o percentual representa uma redução de 28.685 chamadas indevidas para o número 192, uma vez que, no ano passado, foram 152.825 trotes, contra 124.140 no período de janeiro a abril de 2018.

A redução obtida é reflexo do sucesso de projetos de conscientização promovidos pelo órgão, a exemplo do “Samu nas Escolas” e o “Conheça o Samu”, desenvolvidos ao longo dos anos. Nesta sexta-feira (11), por exemplo, o Projeto Samu nas Escolas esteve na unidade escolar Rosalvo Lobo, no bairro Jatiúca, em Maceió.

De acordo com o major Dárbio Alvim, supervisor do Samu Maceió, no mês de abril foram registrados, durante sete dias, índices de trotes menores do que 50% do total de ligações recebidas. Ainda de acordo com ele, essa porcentagem diária chegou a ser maior do que 60%.

Redução de trotes é importante porque agiliza o atendimento para quem realmente precisa de socorro do Samu (Carla Cleto)

“No dia 22 do mês passado, registramos 42,09% das nossas ligações como sendo trotes. Foram 974 ligações recebidas no número 192 e, dessas, 410 foram trotes. É algo que devemos comemorar, e nos incentiva a cada vez mais dar andamento nos nossos projetos educativos para a população, como o Samu nas Escolas e o Conheça o Samu. O índice geral de trotes em 2018 está em 59,07%, nos quatro primeiros meses de 2017 foi de 66,74%. Isso mostra que, por meio das ações de conscientização, temos conseguido, aos poucos, mudar essa realidade”, destacou o supervisor.

Mas a quantidade desse tipo de ligação ainda é uma preocupação para o Samu Alagoas. Somente no mês passado, a Central Maceió recebeu 17.028 trotes, o que representou 53,57% das chamadas totais. Já no Samu Arapiraca não foi diferente. Das 16.749 ligações recebidas em abril, 9.866 foram trotes, representando 58,90% das ligações para o 192.

Ações de Conscientização - Um projeto que já vem sendo desenvolvido desde 2014 é o Samu nas Escolas, executado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ele leva informações até crianças e adolescentes de colégios públicos e privados, evidenciando os prejuízos que os trotes causam para o serviço.

Projeto Conheça o Samu conscientiza população sobre os males que os trotes causam à sociedade (Carla Cleto)

As ações acontecem todas as sextas-feiras, com a participação de 66 acadêmicos de enfermagem, medicina, e serviço social de instituições de ensino superior de Maceió. Em todas as edições, eles passam noções de primeiros socorros em situações que envolvam vítimas de engasgos, choque elétrico, desmaios, fraturas e queimaduras.

Para Goretti Bastos, assistente social do Samu Maceió, durante as ações, a linguagem utilizada é de fácil compreensão pelos jovens. Com isso, eles terão facilidade de multiplicar as informações para os colegas e familiares.

“A redução dos trotes é fruto de um trabalho continuado de conscientização, realizado ao longo dos anos, onde temos conseguido atingir tanto os alunos, como interagirmos com a comunidade escolar. Também incentivamos que as crianças reproduzam o que aprenderam, conversando em casa ou com os colegas que não tiveram a oportunidade de participar da ação, para que saibam a importância do Samu”, afirmou a assistente social.

Este ano o Samu nas Escolas já passou por 12 instituições, levando informação para aproximadamente 900 estudantes. O Conheça o Samu teve início em 2017, envolvendo diretamente pessoas de todas as idades, onde os próprios socorristas mostram a rotina de trabalho com o atendimento pré-hospitalar.

Eles também apresentam as noções de primeiros socorros, sempre alertando sobre os trotes e sobre quando o número 192 deve ser acionado. O projeto teve sete edições, passando por Maceió, Arapiraca, Murici e União dos Palmares, e levando informações sobre o Samu para 2.567 alagoanos.

Nos dois projetos, os participantes têm a oportunidade de conhecer o interior das ambulâncias do Samu, que pode ser uma Unidade de Suporte Básico (USB) ou uma Unidade de Suporte Avançado (USA).

Ascom Sesau