OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter

15/05/2018 às 06:39

Ufal leva 'Conferência dos Pássaros' ao Teatro Deodoro

Simoneide Araújo - jornalista colaboradora

A montagem cênica Conferência dos Pássarosserá apresentada nos próximos dias 17, 22 e 24 de maio, na Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, sempre às 19h. Esse espetáculo é a conclusão do curso técnico em Dança da Escola Técnica (ETA) da Universidade Federal de Alagoas, com orientação de Kamilla Mesquita e preparação corporal de Risia Lessa e Isabelle Pitta. A entrada é gratuita.

O trabalho coreográfico é inspirado na obra literária homônima, traduzida e ilustrada pelo tcheco Peter Sís - baseada no poema persa do poeta iraniano Farid ud-Din Abu Hamad Mohâmmed, mais conhecido como Attar(1158-1221). De acordo com Kamilla, o espetáculo é uma tradução em forma de movimentos de palavras ancestrais. “É um poema corporal que dança de maneira abstrata e singular esta narrativa de origem remota, mas que se torna extremamente atual, pois a jormada dos pássaros nada mais é que uma metáfora dos caminhos e buscas humanas em quaisquer tempos ou espaços”, definiu.

Segundo Kamilla, a Conferência dos Pássaros montada pela Ufal joga com imagens de buscas (aves em suas migrações), conflitos (analogia com os seres humanos e suas conflagrações), dores e poesia da descoberta. São reveladas a harmonia e a organização dos sentimentos e a convivência com os outros. “Múltiplas linguagens tecendo analogias, aceitação das diferenças e compreensão de que todos somos um [nas palavras de Sís: 'cada ser é parte de um único todo', somos todos 'integrados numa única natureza'], e que a jornada de cada indivíduo é por senão a jornada de todos”, explicou.

Enredo do espetáculo

Milhares de pássaros de todas as espécies e diferentes lugares do mundo reúnem-se em conferência para decidir o que fazer mediante tantos conflitos, sofrimentos e destruição que assolam e assombram o universo. A Poupa, o mais sábio de todos os pássaros ali reunidos, sugere que devem encontrar o mítico pássaro persa Simorgh – aquele que possui as respostas para todas perguntas. Simorgh vive para além das montanhas Kaf, e para os pássaros chegarem até lá, eles deverão enfrentar uma longa e árdua jornada, em busca do autoconhecimento. Conferência dos Pássarosrevela que Simorgh nada mais é, nas palavras de Attar, do que a “totalidade transcendente e a revelação da própria energia de cada um e de todos juntos”.

Nesta poética obra coreográfica, os bailarinos transmutados em pássaros, fluem no palco, transitando entre os “conflitos e dúvidas”, as “incertezas e buscas”, no anseio de encontrarem Simorgh, dialogando entre dança, música e videografias - imagens que representam essas emoções vivenciadas ao longo da jornada. Segundo as palavras de Peter Sís: “Sublime descoberta de si próprio”.

De toda aquela “multidão de pássaros” que empreenderam a jornada, apenas 30 chegam ao destino. E qual não é a surpresa destes 30 pássaros-heróis, Simorgh revela-se não como um pássaro único, mas a união de todos eles. Os 30 pássaros descobrem que “eles são Simorgh” e que “Simorgh é todos eles; e cada um deles”.

FICHA TÉCNICA

Criação e Interpretação:alunos formandos do curso técnico em Dança da ETA: Andreza Horácio dos Santos; Atelmo Cardoso Alencar; Aylla Emanoelle Silva Bastos; Bárbara Ferreira dos Santos Santana; Diego Amarinho Rocha; Fabrícia Santos Alves da Rocha; Gabriel Roberto Nelo Santos da Costa; Glenda Rivia Costa Cardoso Pita; Josivalda Marinho de Araújo; Joyce Carolyne da Silva Almeida; Karen Karolyne Albuquerque Santos; Karlleane Yara Lima de Oliveira; Katyuscia Karine Albuquerque Santos; Leonora Maria Costa da Silva; Matheus Alexandre Ribeiro; Nathália Barros da Silva; e Romário Monteiro.

Orientação:Kamilla Mesquita

Preparação Corporal: Isabelle Pitta e Rísia Lessa

SERVIÇO

O quê: montagem cênica Conferência dos PássarosQuando:17, 22 e 24 de maioHorário:19hOnde:Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, Centro de Maceió