OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

16/05/2018 às 11:44

Universitários conhecem a Casa do Cooperativismo Alagoano

Estudantes de Nutrição da UFAL visitam uma cooperativa agropecuária, a sede do Sistema OCB/AL e conhecem o Núcleo de Expansão Cooperativista Estudantes de Nutrição da UFAL visitam uma cooperativa agropecuária, a sede do Sistema OCB/AL e conhecem o Núcleo de Expansão Cooperativista

Nos últimos dias, alunos do sexto período de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) fizeram uma imersão no Cooperativismo Alagoano. A turma conheceu o processo de produção de frutas, verduras, raízes e folhosos na Cooperativa Agropecuária de Alagoas (Coopaal), em Flexeiras, a sede do Sistema OCB/AL*, em Maceió, e seu Núcleo de Expansão Cooperativista.  A atividade prática foi incentivada pela professora da disciplina de Nutrição em Saúde Pública, Ana Paula Grotti.

De acordo com os estudantes, a missão foi observar os processos administrativos desde a produção dos alimentos, passando pelo beneficiamento, e chegando até a mesa do consumidor. E verificar o acompanhamento da cadeia produtiva por assistência técnica do início ao fim, com a presença de agrônomos, nutricionistas e programa de monitoramento amparado nos normativos da vigilância sanitária, visando a segurança alimentar dos produtos.

“O acesso às plantações foi desafiador porque a estrada é de barro e nessa época de chuva fica complicado. Por um momento, achamos até que não chegaríamos. Mas foi imprescindível ter ido. Se tivéssemos visto apenas a estrutura de escoamento de produção, não teríamos como imaginar as plantações e o trabalho na casa de beneficiamento. É tudo muito simples, porém criativo, limpo e organizado. Ficamos surpreendidos e maravilhados com todo o trabalho”, disseram os alunos.

O presidente do Sistema OCB/AL, Marcos Rocha, parabenizou a iniciativa da professora e dos alunos e estendeu o convite: “As cooperativas alagoanas estão em constante evolução e ficam felizes por recepcionar grupos interessados em conhecer seu modelo econômico. Nossas portas estarão sempre abertas”, pontuou. O telefone para mais informações é (82) 2122.9494.

Fonte: Ascom Sistema OCB/AL

*Sistema OCB/AL – formado pela Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Alagoas (OCB/AL) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Alagoas (Sescoop/AL).