OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 16 de abril de 2024

26/05/2018 às 12:53

USF Dídimo Otto Kummer recebe mutirão odontológico

Mutirão odontológico na USF Dídimo Otto Kummer. Foto: Ascom SMS Mutirão odontológico na USF Dídimo Otto Kummer. Foto: Ascom SMS

Ana Cecília da Silva

A Gerência de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, na manhã desta sexta-feira (25), na Unidade de Saúde da Família (USF) Dídimo Otto Kummer, no Conjunto Carminha (Benedito Bentes), um mutirão odontológico para detectar casos de câncer bucal. As atividades foram realizadas em parceria com a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas (Foufal) e os alunos de Odontologia da Universidade Tiradentes (Unit), que compõem a Liga de Diagnóstico Oral e Maxilofacial (Lidom).

A ação contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas da comunidade. Durante toda a manhã, as equipes de saúde bucal fizeram palestras na sala de espera sobre câncer bucal, distribuíram material educativo, fizeram exames e distribuíram kits de higiene bucal para a população.

Mutirão odontológico na USF Dídimo Otto Kummer. Foto: Ascom/SMS

De acordo com Ana Luiza Andrade, dentista da USF Dídimo Otto Kummer, o objetivo da ação é detectar lesões bucais com foco no câncer de boca. “Realizamos anualmente uma campanha para detectar esse tipo de câncer e sempre estamos fazendo prevenções aqui na unidade nos grupos de fumantes, nas consultas de rotinas para que possamos prevenir essas lesões e também detectar precocemente os casos positivos”, afirmou.

A dentista explica ainda que em caso de suspeita, o paciente é encaminhado para os dois serviços de referência, o Setor de Estomatologia do PAM Salgadinho e a Faculdade de Odontologia da Ufal, onde são feitos exames complementares e biópsias para confirmar o diagnóstico e tratar o mais rápido possível os casos positivos.

Mutirão odontológico na USF Dídimo Otto Kummer. Foto: Ascom/SMS

Segundo Leila Marcolino, gerente administrativa da Unidade, a ação é de fundamental importância para a comunidade. “Nossa equipe odontológica já havia detectado alguns casos suspeitos da doença nas prevenções de rotina, então era preciso um apoio institucional e uma ação maior que pudesse abranger toda a comunidade. Então, como gerência, só tenho a agradecer ao projeto e a coordenação de saúde bucal por ter entendido a necessidade da comunidade”, frisou.

O projeto

Para a gerente de saúde bucal do Município, Thaysa Gatto, a ideia partiu dos dentistas que sabem da necessidade da população de Maceió com a relação à busca ativa de câncer. “Boa parte da população ainda desconhece o câncer bucal, assim não há essa iniciativa de ir até a unidade fazer o exame, por isso os dentistas realizam essa busca ativa de casos positivos para que possamos ter essa detecção precoce e um prognóstico favorável aos pacientes”, explicou.

Parcerias

A ação ocorre em parceria com a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas e os alunos de Odontologia da Universidade Tiradentes (Unit), que compõem a Liga de Diagnóstico Oral e Maxilofacial.

Para a professora de Saúde Coletiva do curso de Odontologia, Isabel Maia, a interdisciplinariedade é um dos focos do projeto. “Com essa ação, buscamos contribuir tanto para a formação dos alunos quanto para aumentar o número de atendimentos à comunidade, já que é uma das atribuições da Política Nacional de Saúde Bucal realizar essa busca ativa de câncer bucal”, destacou.

Isabel Maia, professora de Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia da UFAL. Foto: Ascom/SMS

Em cinco mutirões já realizados em unidades de saúde do município, as equipes detectaram dois casos positivos de câncer de boca. Em ação promovida na última terça-feira (22) na USF do Village Campestre, das 44 pessoas atendidas, nove estão sob investigação nos serviços de referência.

Ascom SMS