Dólar com. 5.1145
IBovespa 0.58
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
28/05/2018 às 22h00

Entretenimento

Concerto do Quartas Eruditas faz homenagem a Fátima de Brito

Objetivo do Quartas Eruditas é promover de concerto, reafirmar o compromisso da arte com a educação e formar plateias - Adalberto Farias

A Camerata Ero Dictus volta à sala de música do Complexo Cultural Teatro Deodoro para mais um concerto do projeto Quartas Eruditas, nesta quarta-feira (30), às 15h. São esperados cerca de 300 alunos da rede pública de ensino. O concerto é aberto ao público e a entrada é gratuita.

Com direção artística do maestro Max Carvalho, coordenação vocal de Douglas Nascimento e instrumental de Elieser Cassimiro, o grupo fará uma homenagem à professora Fátima de Brito, que faleceu no mês de abril deste ano.

No repertório, a Camerata Ero Dictus apresenta, na primeira parte, as composições Luiza, de Tom Jobim, Humoresque, de Antonín Dvořák, Minha Terra, de Waldemar Henrique, Amanhecer, de Islene Leite, S. Cântico da Saudade, de Alberto Costa e Marianna, de T. Mattei.

Na parte dedicada à memória de Fátima de Brito, o grupo traz Ave Maria, composta por Fátima de Brito, e Courana, coletada por Esther Pedreira, com concepção harmônica de Fátima de Brito e participação especial da pianista e professora, Rita Namé. Courana é considerada peça emblemática, por ter sido utilizada nas aulas ministradas por Fátima de Brito.

Sobre Fátima de Brito:

Nascida em Natal e radicada em Maceió, Fátima de Brito era cantora, compositora e professora de canto, foi referência no ensino musical em todo Nordeste e considerada uma das grandes vozes de Alagoas. Ela era graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1963), em Canto, também pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1974), e possuía mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982).

Fátima de Brito fez parte da primeira equipe de professores de música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Depois, foi convidada para organizar um curso em Maceió, onde fixou residência e passou a integrar o corpo docente de Música da Ufal.

Entre os legados deixados, estão a fundação do Curso de Iniciação Artística, na Universidade do Rio Grande do Norte, nos anos 1960. Em Alagoas, colaborou com a criação do Curso de Canto, idealizando e organizando uma Escola de Canto. Ela gravou diversos discos e lançou, em 2013, o livro “Caderno de Modinhas”, com a transcrição de oito peças musicais do cancioneiro popular.

Sobre o projeto Quartas Eruditas:

O projeto Quartas Eruditas existe há quatro anos por meio de uma parceria entre a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas, Diteal, e o Instituto de Cultura Ero Dictus com o objetivo de promover a música de concerto, reafirmar o compromisso da arte com a educação e formar plateias. As apresentações ocorrem sempre na última quarta-feira do mês.

Grupos de escolas e instituições devem agendar visita pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (82) 98884-6885. O agendamento é gratuito. Quando chegam ao Complexo Cultural Teatro Deodoro, os estudantes fazem uma visita guiada pela exposição em cartaz na galeria de arte e seguem para o concerto, onde não só assistem, como participam ativamente respondendo às perguntas do maestro e até regendo a camerata.

Serviço:

Concerto do projeto Quartas Eruditas.

Quando – Quarta-feira (30/05), às 15h.

Onde - Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro.

A entrada é gratuita.

Agendamentos para grupos - (82) 98884-6885 ou [email protected].