Dólar com. 5.0153
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
01/05/2018 às 15h30

Geral

Movimento Maio Amarelo vai destacar ações para motociclistas na zona rural de Arapiraca

As ações do Movimento Maio Amarelo voltadas para motociclistas serão realizadas este ano na zona rural de Arapiraca. A parceria da Prefeitura de Arapiraca com o Governo do Estado envolverá a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), entre outros órgãos.

Na manhã desta terça-feira (1º), dia do Trabalhador, o agente de autoridade de trânsito (AAT) e técnico da Gerência de Educação para o Trânsito da SMTT de Arapiraca, Carlos Alberto Peixoto, concedeu entrevista ao Jornal da Nova, da Nova FM, ao radialista José Rocha e explicou as ações que serão realizadas em Arapiraca e no estado de Alagoas.

A abertura oficial do Movimento Maio Amarelo acontecerá na próxima sexta-feira (4), na sede do Detran, em Maceió, às 9 horas, e na segunda-feira (7), na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro de Arapiraca, a partir das 8 horas da manhã, em parceria com a equipe da Lei Seca.

Com o tema “Nós somos o trânsito: temos e queremos cuidado”, o Maio Amarelo 2018 terá uma atenção voltada para os motociclistas da zona rural, local em que se registrou os acidentes fatais, de acordo com estudos de doutorado da assistente social Ana Paula, da Universidade Federal de Alagoas, com base no registro de entradas no Hospital de Emergência do Agreste (HE), em Arapiraca.

As ações serão realizadas nas vilas Bananeiras e São José, zona rural de Arapiraca, onde foram registrados os maiores índices de acidentes com motos na região rural do município.

Os envolvidos nas ações estarão comemorando também os dois anos do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), que tem contribuído para reduzir os índices de acidentes envolvendo motociclistas em Alagoas.

Programação de ações educativas

Durante a programação do Movimento Maio Amarelo 2018 estão previstas ações em parceria com o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores (CFC’s), Serviço Social do Comércio de Alagoas (Sesc), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Sest Senat, 5ª Gere, Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM-AL), Ufal Arapiraca, escolas e lideranças comunitárias.

No dia 12/05 haverá um “Aulão Amarelo” aberto a toda a sociedade do Agreste, na sala de cinema, no Arapiraca Garden Shopping, das 10h às 12h, numa parceria com a Educação do Detran (Edutran) e o Sindicato dos CFC’s.

No mesmo horário haverá no Sesc Arapiraca atualização para instrutores de CFC’s, ministrado pelo membro da Câmara Temática de Educação para o Trânsito do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Magnelson de Souza.

No dia 14/05, das 8h às 12h, acontecerão palestras para lideranças comunitárias de Arapiraca com o coordenador da Operação Lei Seca em Alagoas, tenente Emanuel Costa, na Facomar, no bairro Santa Edwiges, ao lado do Arapiraca Garden Shopping.

Em 16/05, quarta-feira, começam as ações do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), na zona rural de Arapiraca, na Vila Bananeiras, das 8h às 12h. No dia seguinte, 17/05, acontecerão oficinas para diretores e coordenadores pedagógicos de escolas, no auditório do Colégio Epial, das 8h às 12h, no bairro Baixão.

Na última semana do evento, que acontecerá de 22 a 26 de maio, a ação acontecerá na manhã de terça-feira (22), na Vila São José. Na quinta-feira (24), a ação educativa será realizada nas rotatórias da Rodovia Estadual AL-220, a Avenida José Alexandre dos Santos, onde acontece muitos acidentes envolvendo motociclistas.

O encerramento do Movimento Maio Amarelo acontecerá no sábado (26), com uma caminhada de conscientização. O horário ainda será definido pela organização do evento.

Fonte: Ascom Arapiraca