Dólar com. 5.1652
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
09/05/2018 às 17h00

MTB realiza programação especial na Semana Nacional de Museus

Eventos acadêmicos e culturais integram as atividades

Entre 16 e 18 de maio, o Museu Théo Brandão (MTB) vai participar da 16ª Semana Nacional de Museus, com abertura de exposição, oficina e apresentações culturais. O 5º Encontro de Pesquisadores do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore vai compor a programação com mesas-redondas e grupos de trabalho.

O tema do evento nacional é Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos. A abertura está marcada a quarta-feira (16), às 9h, com a exposição Educando e reciclando com arte, do artista e biólogo Alcides Sales. Serão mostradas 50 peças, confeccionadas a partir de materiais reutilizados, a exemplo de embalagens de produtos de higiene e limpeza, remédios, galhos de árvores, entre outros. A exposição será dividida em três partes: Movimente-se; Exercite-se; e Artes e profissões.

Às 10h, o bailarino e intérprete José Marcos vai fazer a apresentação Poéticas na R.U.A.  O trabalho, cuja direção cênica visual é de Acioly Filho, é uma performance de rua, com base na dança. De acordo com José Marcos, o trabalho dialoga com diferentes segmentos artísticos.

Em seguida, a mesa-redonda Novas tecnologias e novas abordagens de público em museus, coordenada por Bernardo Ferraz, do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca/Ufal) terá a participação de Janaina Mello, do Departamento de História, da Universidade Federal de Sergipe (DHI/UFS), de Cíntia Rodrigues, do Museu de História Natural (MHN/Ufal) e Victor sarmento Souto (MTB/Ufal). Às 13h30, será realizada a oficina Criação de QR Code, com a professora Janaina Mello e Valéria Oliveira, do Departamento de Museologia (DMS/UFS). O objetivo é ensinar a disponibilizar informações de acervos museológicos, por meio digital, utilizando os códigos de QR Code. A oficina é aberta ao público em geral. As inscrições serão realizadas no início do evento.

Na quinta ( 17), às 9h, terá início a mesa-redonda Patrimônio em risco, com José Roberto Lima (Ichca), Fernanda Renchenberg, do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e Josimary Omena Passsos Ferrare, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). A coordenação será de Renata Batista (Ichca). Às 11h, vai começar o Grupo de Trabalho Museus hiperconectados: novas tecnologias e novas abordagens de público, com a coordenação de Lara Jordana, do Centro de Educação (Cedu) e Igor Marques (Ichca). As apresentações terão intervalo às 12h30, com continuação às 13h30.

Já no último dia, sexta (18), às 9h, a mesa-redonda O museu como espaço de educação, memória e socialização, terá a participação de Cristina Barroso (DMS/UFS), Eraldo Souza Ferraz (Cedu) e Fernando de Jesus Rodrigues (ICS). A coordenação é de Hildênia Oliveira (MTB/Ufal).

Às 11h, o Grupo de Trabalho Patrimônio em risco e suas abordagens será coordenado por Adrícia Bonfim (Ichca). Às 13h30, será a vez do debate do Grupo de Trabalho História, memória e esquecimento, coordenado por Williams Machado (Ichca). A programação encerra com apresentação de marcatu, com o Coletivo AfroCaeté.

Em alusão ao Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove a Semana Nacional de Museus, convidando instituições museológicas de todo o país a desenvolverem uma programação especial.

A museóloga e organizadora do evento, Hildênia Oliveira, explica a importância de mesclar a temática contemporânea e tradicional, além de atividades culturais e acadêmicas. “Temos na programação o pensamento novo, do hiperconectado, e, ao mesmo tempo, a discussão sobre o risco patrimonial. Esse intercâmbio nos ajuda a olharmos para fora e entender o interno. A parte acadêmica do evento é importante. A discussão alicerça e serve de base para a atividade cultural. A programação acadêmica e cultural se complementam. Integrar atividades culturais colabora para deixar o evento mais leve e mostrar que o Museu está vivo”, disse Hildênia.

Fonte: Ascom Ufal