AGUA 18/06
Home Destaque EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA Reeducando apresentará artigo cientifico na Universidade Federal de Alagoas

0

Trabalho será apresentado para grupo de Pesquisa em Educação em Prisões e poderá ser publicado em livro

A produção de artigos científicos faz parte da vida de muitos estudantes que desejam seguir na vida acadêmica. Para Cícero de Lima Junior não é diferente. O estudante de Administração concluiu seu primeiro artigo com tema ‘Alternativa de Sucesso no Sistema Prisional’, onde destaca a metodologia adotada pela Secretaria de Estado da Ressocialização Social (Seris), visando reintegrar a pessoa presa à sociedade.

O artigo será apresentado na próxima quarta-feira (16), para o Grupo de Pesquisa em Educação em Prisões do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A produção será avaliada, podendo, inclusive, ser publicada no livro a ser lançado pela Universidade, caso seja aprovada.

Jorge Santos

Cícero de Lima é reeducando e cumpre pena no Núcleo Ressocializador da Capital (NRC). No artigo, ele analisa a unidade e constata se tratar de uma referência no tratamento humanitário aos custodiados. Além disso, faz um resgate da história das prisões para embasar seus argumentos.

“Trata-se de um estudo sobre o sistema prisional de Alagoas e como o NRC é uma alternativa de sucesso que existe no país. No artigo comecei a dissertar sobre a história das prisões, do inicio do século 16 até hoje”, disse o estudante.

Jorge Santos

O acadêmico explica que começou a focar seus estudos em 2015, quando ingressou no ensino superior dentro da unidade pela modalidade EaD. “No Núcleo recebi auxílio para voltar a estudar. Hoje, outras unidades já possuem ensino superior, mas na época não tinha, o Núcleo foi o pioneiro”, conclui.

Agente penitenciária e supervisora de Educação, Genizete Tavares ressalta a importância da conquista do estudante. “Esse grupo de pesquisa está preparando uma coletânea de artigos que serão lançados em conjunto pela Ufal e Seris. Caso o artigo do custodiado seja aprovado, o mesmo fará parte dessa seleção, reforçando, assim, um ciclo de atividades que formam o compromisso da Seris: ressocializar o indivíduo privado de liberdade”, destaca.

Defesa do artigo: Alternativa de Sucesso no Sistema Prisional

Local: Cedu/ Centro de Educação/Ufal