OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de maio de 2024

Notícias

27/11/2018 às 13:56

Fórum discute estratégias para alavancar microempresas e empresas de pequeno porte em AL

 Evento abordou tratamento diferenciado aos pequenos negócios Evento abordou tratamento diferenciado aos pequenos negócios

Eliú Almeida

Discutir estratégias para alavancar as micro e pequenas empresas em Alagoas. Com esse objetivo, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), por meio da Superintendência de Desenvolvimento Regional e Setorial (Suder), realizou, nessa segunda-feira (26), o Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fempe/2018). Instituído pelo decreto nº 4.000/2008, o Fórum busca cuidar dos aspectos não tributários relativos ao tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte.

O evento contou com a participação dos especialistas Estanislau Neto, servidor da Junta Comercial de Alagoas (Juceal), e do professor Elder Maia, coordenador do Observatório da Economia Criativa e da Economia do Turismo do Estado de Alagoas. O servidor da Juceal explanou sobre ‘Desburocratização do processo de abertura de empresas no Estado e a implantação do Portal Facilita Alagoas - Redesim’. Já o professor Elder Maia falou sobre ‘Perspectivas das empresas locais e cenários político e econômico no estado de Alagoas, como também os avanços das microempresas locais nos últimos anos’. 

O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico da Sedetur, Jurandir Boia, reiterou a importância do Fórum, dizendo que é de estrema significância a integração entre os setores públicos e privados para melhor solucionar os problemas e, juntos, desenvolver os mecanismos para o desenvolvimento do setor.

O professor da Universidade Tiradentes (Unit), Fabiano Duarte, parabenizou a iniciativa e agradeceu o convite da Sedetur, sendo este momento um estímulo ao fomento para os cenários das microempresas, sugerindo assim, que nos próximos encontros convidassem também o Sindicato dos Administradores.

Já o professor Elder Maia, coordenador do Observatório da Economia Criativa e da Economia do Turismo do Estado de Alagoas, sugeriu que os próximos encontros sejam transmitidos em tempo real nas redes sociais para um maior alcance de pessoas a respeito do tema.

Para os responsáveis pela organização do Fórum, os servidores da Sedetur, Bruna Pedrosa e Lucas Russo, “este é um momento de enaltecermos o Fórum, tratando temas estruturantes e de propositura de ideias para as empresas”. Complementaram ressaltando que, no primeiro semestre de 2019, serão retomados os grupos de trabalhos dos comitês temáticos para elaboração do planejamento estratégico e deliberação das ações.

Estiveram presentes Carlos Araújo e Estanislau Cabral Neto (Juceal); Maria Dalva Reis (Semarh); Alessandro Márcio Oliveira (Sefaz); Rane Neto (CEF); Camila Buarque (Sebrae); Fabiano Duarte (Unit); Elder Maia, Wanderson Gomes, Anna Virgínia, Cibele Gomes (Ufal); José Rodrigues dos Santos e Thiago Luiz Pires (Senac); Ismar Macário Pinto Jr (Sends/Maceió); Maria Isabella Bezerra (MAC) e Rita de Cássia (Conexão Cerebral).

Fazem parte do Fempe representantes de órgãos governamentais e entidades institucionais de apoio como a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL); Secretaria de Estado do Planejamento (Seplag); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL); Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea); Movimento Alagoas Interativa (MAC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Alagoas (Senac/AL); Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp); Junta Comercial de Alagoas (Juceal); Conselho de Jovens Empreendedores de Alagoas (CJE/AL); Universidade Tiradentes (Unit); Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve); Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL); Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal); Sindicato dos Contabilistas de Alagoas; dentre outros.


Ascom Sedetur

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.