Pesquisa defende manejo sustentável na Amazônia e ganha prêmio nacional

UFAL | Universidade Federal de Alagoas

terça-feira, 6 novembro 2018 11:45

Pesquisa do pós-doutorando e pesquisador associado ao programa Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos (Dibict), do Instituto de Ciências Biológicas (ICBS) da Ufal, João Vitor Campos e Silva, conquistou o primeiro lugar da categoria Mestre e Doutor do Prêmio Jovem Cientista, premiação concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a iniciativa privada.

No ano de 2018, em sua 29ª edição, o prêmio trouxe como tema Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social. A pesquisa premiada apresenta como uma gestão responsável, realizada por comunidades locais da Amazônia, pode garantir a sustentabilidade e recuperar os recursos naturais. No estudo em questão, o modelo é o de preservação do peixe pirarucu como forma sustentável de geração de renda para a população e de proteção da natureza.

“Para mim foi uma honra muito grande ganhar o prêmio. Sinto-me completamente lisonjeado. Mas fico ainda mais feliz com a oportunidade de valorização do trabalho pesado que vem sendo desenvolvido pelas comunidades rurais na Amazônia, especialmente, os moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uacari e da Reserva Extrativista do Médio Juruá”, comemora o pesquisador. “O pirarucu foi o tema central de minha tese, realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, devido à grande importância cultural que ele representa para as comunidades ribeirinhas e pelo fato do manejo gerar benefícios sociais e econômicos concretos. Portanto, o pirarucu é um modelo perfeito para impulsionar o desenvolvimento local”, destaca.

João Silva é bolsista de pós-doutorado na Ufal e também atua como pesquisador e professor colaborador no ICBS na área de Ecologia e Conservação. Ele conta que desde a infância sonhava em trabalhar na floresta amazônica. “Trabalho há dez anos na Amazônia. E isso era um sonho de criança que se tornou realidade”, diz ao reforçar a importância da preservação da floresta. “Analisando o histórico do ser humano, percebemos que os grandes marcos das civilizações sempre tiveram como pano de fundo o uso de recursos naturais, desde as grandes navegações atrás de especiarias, até a geopolítica atual em torno do petróleo. Na Amazônia não será diferente, e o futuro das florestas e seu povo será reflexo da forma como os recursos naturais serão utilizados”, argumenta.

A inspiração para o trabalho, explica o pesquisador, “veio do trabalho maravilhoso que as comunidades da Reserva Extrativista do Médio Juruá vêm fazendo. Quando cheguei na região há dez anos, fiquei impressionado com essa organização social e quis investigar isso sob uma perspectiva científica”, conta. “A região passou por um período sombrio na época da exploração da borracha. Mas hoje as comunidades rurais, em parceria com as associações locais, tomaram as rédeas de seu destino e vêm realizando um dos trabalhos mais incríveis de autogestão dos recursos naturais”, afirma.

Questionado sobre a importância do estudo e como pode impactar na vida das pessoas, o pesquisador é enfático ao afirmar que a “Amazônia representa a maior porção de floresta tropical que restou no mundo. Ela é fundamental para a regulação do clima, das chuvas e de processos ecológicos. Portanto, a conservação dela é uma responsabilidade mundial que se não for levada a sério pode impactar de forma severa a vida de milhões de pessoas”.

Acesse a notícia completa e saiba mais sobre a pesquisa.

Fonte: Thâmara Gonzaga, UFAL. Imagem: divulação.

Os comentários constituem um espaço importante para a livre manifestação dos usuários, desde que  cadastrados no Canal Ambiental e que respeitem os Termos e Condições de Uso. Portanto, cada comentário é de responsabilidade exclusiva do usuário que o assina, não representando a opinião do Canal Ambiental, que pode retirar, sem prévio aviso, comentários postados que não estejam de acordo com estas regras.