Por G1 AL


Nivaldo Barbosa é eleito presidente da OAB em Alagoas com 3.240 votos — Foto: Ascom/OAB-AL

O advogado arapiraquense Nivaldo Barbosa Júnior foi eleito, na noite desta sexta-feira (23), presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL) para o triênio 2019-2021. Junto com o advogado Vagner Paes, eleito vice-presidente, ele concorreu pela chapa 01 - OAB Unida, que recebeu 3.240 votos.

A chapa 02 - OAB Atuante por Todos, do advogado Fernando Falcão, teve 2.818 votos.

Nivaldo Barbosa assume a presidência da OAB a partir de 1º de janeiro de 2019. A nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas também é composta por Leonardo de Moraes, como secretário-geral, Cláudia Medeiros, como secretária-geral adjunta e Marié Miranda, diretora tesoureia.

Nivaldo Barbosa agradeceu a todos os advogados que optaram pela Chapa 1 - OAB Unida para a próxima gestão e reforçou a realização das principais propostas da chapa.

"Essa vitória não me pertence, pertence a toda a advocacia, tanto da Chapa 1, como da Chapa 2. Encerramos esse processo eleitoral tranquilo, propositivo e com muitas ideias. No dia 1 de janeiro, teremos uma OAB mais unida e mais fortalecida, me comprometo com todas as propostas que fiz e quero que todos os advogados e advogadas de Alagoas participem diariamente da Ordem, esse é meu maior objetivo", disse o presidente eleito da OAB- AL, Nivaldo Barbosa.

"Obrigado a todos os advogados e advogadas que acreditaram nesse projeto de união e de construção de uma advocacia mais forte. Esse primeiro momento, é só o começo de um grande trabalho, de muito esforço e de muito trabalho em equipe", disse o vice-presidente eleito da OAB- AL, Vagner Paes.

Vitória foi comemorada por adovados da ordem em Alagoas — Foto: Ascom/OAB-AL

No Conselho Federal, ficam a atual presidente Fernanda Marinela, Roberto Mendes, Fernando Paiva, Sérgio Ludmer, João Lôbo e Ana Kilza.

O novo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados é o advogado Ednaldo Maiorano. Na diretoria, Márcio Rocha como vice-presidente, Daniel Martiniano como secretário-geral, Victor Pontes como secretário-geral adjunto e a advogada Thaisa Gameleira como diretora tesoureira.

Subseções de Alagoas

  • Hector Martins - da chapa 01- OAB Unida foi reeleito presidente da Subseção em Arapiraca, com 296 votos.
  • Paula Sarmento - da chapa 01- OAB Unida foi eleita presidente da Subseção em União dos Palmares, com 55 votos.
  • Raul Teodósio - da chapa 02 - OAB Atuante por Todos foi eleito presidente da Subseção em Santana do Ipanema, com 53 votos.
  • Luciana Alves - chapa única foi eleita presidente da Subseção em Penedo, com 54 votos.
  • Marcus Fredeiro - chapa única foi eleito presidente da Subseção em Palmeira dos Índios, com 110 votos.
  • Rogério Anacleto - chapa única foi eleito presidente da Subseção em São Miguel dos Campos, com 28 votos.

Mais sobre Nivaldo Barbosa e Vagner Paes

Nivaldo Barbosa – Arapiraquense, nascido no dia 03 de dezembro de 1978, Nivaldo Barbosa Jr. é casado com Laura Fernanda e tem dois filhos: Luís Otávio e Vinícius. Nivaldo ingressou na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em 1996 e formou-se bacharel em Direito no ano de 2000. Logo em seguida, assumiu o cargo de chefe de gabinete da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de Alagoas.

Em 2003, começou a advogar circulando em vários segmentos da advocacia. Passeou pela área criminal, trabalhista, cível e agora é dedicado aos servidores públicos, advogando para diversos sindicatos, representando classes trabalhadoras.

Em 2013 foi eleito pela primeira vez presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas (CAA-AL), onde deu início ao processo de recuperação da entidade, realizando projetos e uma grande reestruturação para melhor atender a advocacia alagoana. Em 2015 foi reeleito para o cargo, onde conseguiu novos avanços para a OAB-AL, desde aparelhamento de quase 50 salas para os advogados na capital e no interior. Conseguiu recuperar financeiramente a CAA e firmou mais de 260 convênios para oferecer benefícios para a classe. Seu trabalho tornou-se referência em todo o país, virando um modelo de gestão.

Agora em 2018, Nivaldo Barbosa defendeu a destinação de 60% dos Precatórios do Fundef para os professores, durante audiência pública no Congresso Federal, em Brasília.

Vagner Paes – Maceioense nascido no dia 16 de junho de 1981, Vagner Paes Cavalcanti Filho é casado com Roberta Santiago Barbosa e pai do Davi. Ingressou na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em 1999 e formou-se bacharel em Direito no ano de 2003, sendo aprovado no Exame de Ordem no ano seguinte. De lá pra cá, tornou-se mestre em Direito Público pela UFAL, é especialista em Direito Empresarial pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor universitário há mais de 10 anos em Alagoas. Atua na área de Direito Administrativo, Civil e Eleitoral. É coautor de diversos livros de direito e autor de artigos sobre direitos administrativos. Deve lançar em breve um livro próprio que foi sua tese de mestrado.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1