OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 05 de maio de 2024

30/10/2018 às 11:02

Professora da USP destaca terapia que melhora qualidade de vida de pacientes oncológicos

No Dia do Dentista, celebrado em 25 de outubro, a FAT, em parceria com a UFAL, promoveu a palestra “Laser, LED e Terapia Fotodinâmica em Odontologia’’ ministrada pela Professora Doutora Alyne Simões, do Departamento de Biomateriais e Biologia Oral da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP). O evento foi realizado no auditório da Unidade Barro Duro e reuniu cirurgiões-dentistas e estudantes do curso de Odontologia da FAT e da UFAL.

“Comemorar o Dia do Dentista falando sobre uma inovação que já é uma realidade é, sem dúvida, uma honra para mim. A terapia fotodinâmica melhora muito a qualidade de vida do paciente oncológico porque previne ou trata as complicações orais, melhora a reparação do tecido, alivia a dor e tem efeito antimicrobiano”, explica a palestrante. “Receber a Alyne em nossa instituição é um ganho muito grande não só para a formação dos futuros dentistas como também para o aperfeiçoamento dos profissionais”, destaca Eraldo Andrade, coordenador do curso de Odontologia da FAT.

Juliana Vilela e Jaciara Vieira são alunas do curso de Odontologia da FAT. “Não imaginava o alcance dessa terapia. Estreitar o relacionamento com profissionais como a Alyne tornam ainda mais forte a nossa sede por conhecimento”, salienta Juliana. “São inovações que reforçam a importância dos odontólogos e aumentam o campo de atuação desses profissionais”, destaca Jaciara.

Jorge Gonçalves, diretor da Faculdade de Odontologia da UFAL, reforça a importância do evento. “Alagoas precisa interagir com grandes centros e esse evento faz uma ponte para que possamos aplicar essa inovação em nossos pacientes”, comemora. “Alinhavar parcerias como essas e, em especial, trazer uma pesquisadora da USP para a nossa instituição é, sem dúvida, enriquecedor para a formação dos nossos alunos. São estudos recentes de grande importância para a área. Estamos muito felizes em comemorar a data com esse evento”, finaliza Maria Floriano, gerente de extensão da FAT.

Fonte: Ascom FAT