OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

02/09/2018 às 08:59

Grandes referências em direitos humanos participam de congresso em Maceió

Evento é promovido por grupo de pesquisa da FSSO Evento é promovido por grupo de pesquisa da FSSO

Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo

Grandes nomes que são referências em direitos humanos estarão em Maceió para participar do 1º Congresso Internacional de Direito Público dos Direitos Humanos e Políticas de Igualdade a partir da próxima segunda-feira (3), até a quarta (5). Dentre os convidados estão o juiz Ben-Hur Viza, a socióloga Maria Betânia Ávila e a professora Esther Martínez Quinteiro. 

O evento, que acontece no Armazém Usina, no Jaraguá, é promovido pelo grupo de pesquisa Gênero, Diversidade e Direitos Humanos, da Faculdade de Serviço Social (FSSO), e coordenado pela professora Elvira Simões Barretto. A programação contará com conferências, apresentação de documentário, mesas redondas, lançamentos de livros, painéis e apresentações culturais. 

O congresso tem como objetivo discutir os desafios e possibilidades de consolidação, expansão e aperfeiçoamento dos direitos humanos no contexto social contemporâneo, reconhecendo a necessidade de que seja consolidada a relação entre a evolução dos sistemas de proteção internacional e nacional dos direitos humanos. O tema será destaque tendo em vista o delineamento de caminhos para a reversão do quadro das históricas desigualdades e violência que assolam a sociedade. 

Convidados de destaque 

Com experiência em Direito Público, o juiz Ben-Hur Viza é coordenador do Núcleo Permanente Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e atua no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Viza é graduado em Direito pela Faculdades Integradas Vianna Júnior e, em 2017, foi condecorado pela Câmara dos Deputados com a medalha Mietta Santiago por sua expressiva atuação na defesa dos direitos das mulheres. 

Dentre os nomes também está a docente Maria Esther Martínez Quinteiro, que orienta três programas pós-doutorais em Direitos Humanos: um na Universidade de Salamanca, na Espanha, e os outros dois na Universidade Portucalense, em Portugal, onde é professora catedrática. 

Conhecedora dos temas feminismo, mulheres, direitos reprodutivos, trabalho, participação política e movimento de mulheres, a socióloga Maria Betânia Ávila é outra convidada para o evento. Ela é coordenadora geral e pesquisadora do SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia e doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). 

Além desses, o evento contará com a participação de professores e pesquisadores dos estados de Alagoas, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Goiás, Maranhão, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Itália. 

A programação completa pode ser conferida no site do evento. 




Fonte: Ascom Ufal

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.