OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

15/09/2018 às 14:48

Pinacoteca Universitária participa da 12ª Primavera dos Museus

Temporada cultural de 2018, coordenada pelo Ibram, é alusiva aos 200 anos de criação do primeiro museu do país Temporada cultural de 2018, coordenada pelo Ibram, é alusiva aos 200 anos de criação do primeiro museu do país

A Pinacoteca Universitária participa da 12ª edição da Primavera dos Museus, que, este ano, aborda o tema Celebrando a Educação em Museus. O evento ocorre nacionalmente entre os dias 17 e 23 de setembro e é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). As atividades propostas pela Pinacoteca, museu de arte contemporânea da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), acontecem nos dias 19 e 20 e refletem sobre o papel da educação museal.

A Primavera dos Museus deste ano, que, a princípio, só teria o que comemorar - os 200 anos da criação do primeiro museu do Brasil, o Museu Nacional -, agora, lamenta a fatalidade ocorrida no inicio deste mês. Porém, segue promovendo o evento anual que estimula as memórias, o fortalecimento da cidadania e das noções de pertencimento e a identidade por meio da cultura. Outra alusão comemorativa são os 60 anos de criação do primeiro documento que estabeleceu o papel educativo dos museus, produto do Seminário Regional, realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 1958.

O primeiro dia de atividades na Pinacoteca será uma mesa-redonda, na quarta-feira (19), que tratará de ações educativas na instituição. Já no segundo dia, a quinta-feira (20), haverá uma releitura de obras do acervo por meio de performances artísticas com a participação de discentes da Universidade.

Entre os convidados que vão compor a mesa-redonda estão: Tatiana Almeida, museóloga da Pinacoteca; Gilmar dos Santos, professor do ensino fundamental e médio; Ana Beatriz de Melo, professora da Uninassau; Matheus Arruda, bibliotecário e artista visual; e Rodrigo Gonçalves (Gilbef), terapeuta ocupacional da Apae e artista visual. Para as performances, a Pinacoteca convidou os estudantes do curso de licenciatura em Dança da Ufal, Eduardo Charles e Klevson Leite.

Durante a Primavera de Museus, a Pinacoteca segue aberta de segunda a sexta-feira, sempre das 8h30 às 17h30. Já os eventos, em ambos os dias, 19 e 20, iniciarão às 14h. A entrada é gratuita.

Confira a programação completa

19/09/2018 – 14h às 17h

MESA-REDONDA - Ações Educativas na Pinacoteca Universitária: relatos de experiências por educadores que participaram de projetos.

Ações educativas nas exposições temporárias na Pinacoteca Universitária: formação de público com jovens do ensino médio (2012-2014).

Tatiana Almeida – museóloga da Pinacoteca Universitária (Ufal).

Graduação e mestrado em Museologia (Ufba).

Arte-educação no ensino básico: relato de experiência de um arte educador em instituições de ensino básico em Maceió.

Gilmar dos Santos – professor do ensino fundamental e médio.

Graduação em Teatro (Ufal) e curso técnico em Artes Dramáticas pela Escola Técnica de Artes da Ufal. Cursando especialização em Artes Visuais (Faveni).

Projeto A Escola vai à Pinacoteca – experiências de mediação (2016-2018)

Lucas Cavalcante - aluno de Relações Públicas, e Patrícia Mendonça - aluna de Jornalismo - bolsistas da Pinacoteca Universitária.

Trajetória dos estudos em Artes Visuais e aplicações no ensino.

Ana Beatriz de Melo – professora da Uninassau).

Mestre em História pela Ufal, com graduação em Relações Públicas pela Ufal e Design de Interiores pelo Ifal. Foi bolsista da Pinacoteca Universitária (2010-2011).

Arte-educação e processos criativos sobre a construção da exposição “rearrumação”

Matheus Arruda – bibliotecário e artista visual

Graduação em Biblioteconomia pela Ufal; bolsista da Pinacoteca Universitária (2016-2017).

Rodrigo Gonçalves (Gilbef) – terapeuta ocupacional da Apae e artista visual

Graduação em Terapia Ocupacional pela Uncisal e especialização em Arte-educação e formação em Arteterapia.

20/09/2018 – 14h às 16h

Leituras de Acervo: performances artísticas a partir das obras do acervo em exposição.

Visita mediada na exposição do acervo

Mediação: Tatiana Almeida – museóloga da Pinacoteca Universitária (Ufal).

PERFORMANCES:

Censura de sentimentos

Eduardo Charles (aluno de Dança)

Lembranças de Mim

Klevson Leite (aluno de Dança)

Pinacoteca Universitária - UFAL

Espaço Cultural Universitário Salomão de Barros Lima