Começa a 16ª edição da Expofísica na Ufal

Programação do evento segue até a próxima sexta-feira (28), no Instituto de Física (IF)

Renner Boldrino / Ascom Ufal

16ª edição da Expofísica na Ufal

Na manhã desta quarta-feira (26), foi realizada a abertura da 16ª edição da Expofísica, no Instituto de Física (IF) da Ufal. A exposição surgiu com o intuito de levar informações sobre a Física, e é o que faz com êxito há anos. A organização é realizada por docentes e discentes do IF, e o tema deste ano é O legado de Stephen Howking.

A professora Tereza de Araújo, coordenadora da ação, relembra o surgimento do evento. ‘’A Expofísica surgiu no ano de 2003, com o intuito de levar a informação do que é fazer física, o que é um curso de Física, o que faz um profissional, onde ele pode se encaixar no mercado do trabalho, e como a gente poderia trazer mais pessoas para fazer física’’, destaca.

Este ano, a programação do evento conta com três estandes dedicados a apresentação de escolas públicas de ensino médio do Estado, e dois do IF. Um deles tem o objetivo de mostrar um pouco da física de Howking, sobretudo em relação a singularidade do universo. Já em um dos espaços de apresentação das escolas, o professor Geraldo Ferreira trouxe seus alunos, da Escola Estadual Dr. Fernandes Lima, para realizar experimentos no evento, com base no que aprenderam na disciplina em sala de aula.

Sobre a importância do contato dos alunos com a física, Geraldo afirma que a motivação é importante. “O interessante é que a gente tem que motivar de alguma forma. Na verdade a função do professor é essa, dar o pontapé inicial. Então, eu sempre gosto de falar que o trabalho de aprender tem que partir exatamente do aluno, porque não adianta ter um professor que só explica e o aluno não quer aprender. É importante que ele tenha essa curiosidade de pesquisador, de correr atrás, de querer entender o que está sendo passado. O evento já é uma iniciativa de mostrar o que a gente aprende na teoria em sala de aula, apresentado na prática’’, ressaltou.

Muitos estudantes participaram do evento pela primeira vez, como foi o caso da Alice, que cursa o ensino médio na Escola Estadual Prof. Manoel Gentil do Vale Bentes. Para ela, participar da Expofísica foi importante por vários motivos. “Foi importante tanto para a área escolar, quanto para minha vida também, porque eu gosto muito dessas coisas que envolve a física, pois eu sei que ela está presente em praticamente tudo. E aqui eu basicamente pude rever algumas coisas que eu já sabia, e aprender muitas outras’’, afirmou.

A programação do evento segue até a próxima sexta-feira (28), e a expectativa de público até o final das atividades é de mais de dois mil visitantes. Além disso, o evento a Expofísica é extensiva a toda a comunidade universitária e interessados na área.

Fonte: Ascom Ufal

Veja Mais