Por Waldson Costa, G1 AL

Estudantes criam baralho interativo ilustrado com ícones de Alagoas

Um baralho diferente, que serve como objeto de diversão e decoração capaz de estimular o aprendizado sobre personagens, fatos históricos e curiosos de Alagoas, é a mais nova criação dos estudantes do curso de design da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Rubens Santos e Catarina Novaes.

Desafiados a criarem um objeto souvenir não kitsch (espécie de produto que mantém em si a função para que foi desenvolvido) para a disciplina História do Design, eles produziram o jogo de cartas Desembaralha Alagoas.

Catarina e Rubens Santos mostram as cartas ilustradas com temas alagoanos — Foto: Waldson Costa/G1

Educativo e interativo, o Desembaralha Alagoas é um projeto que envolve um baralho físico com 54 cartas – sendo 52 entre naipes e números e 2 coringas – que possui interação direta com uma página na internet onde constam informações sobre as ilustrações e os ilustradores.

“Cada uma das imagens que ilustram as cartas faz referência a um ícone de Alagoas. A ideia é que as pessoas brinquem com o baralho e, ao se interessarem pelas imagens, vasculhem no site a representação. Lá está tanto os dados sobre a imagem, como dos ilustradores”, conta Rubens Santos.

Cartas de baralho foram ilustradas de forma colaborativa por 17 ilustradores convidados — Foto: Waldson Costa/G1

Nas ilustrações das cartas dos baralhos estão representadas algumas personalidades de Alagoas, a exemplo dos músicos Djavan e Hermeto Pascoal, dos escritores Graciliano Ramos, Lêdo Ivo e do dicionarista Aurélio Buarque de Holanda.

Há também imagens dos folguedos e de outros elementos representativos do estado como a Mulher da Capa Preta, o Sururu, o Farol da Pajuçara, a Garça Torta e a Sereia do Mirante.

“Com a ideia definida, convidamos amigos ilustradores para fazerem suas representações. Participaram do projeto colaborando gratuitamente 17 ilustradores que utilizaram técnicas diversas de desenhos que vão de produção feita a grafite à pintura digital, de aquarela e nanquim a tipografias e renderização em 3D”, explica Catarina Novaes.

Cartas ilustradas com temáticas alagoanas atraem pela diversidade e colorido — Foto: Waldson Costa/G1

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1