Campus Arapiraca da UFAL promove o 5º Encontro de Matemática do Agreste Alagoano

Por Redação com Ascom/UFAL-Campus Arapiraca 03/09/2018 12h12 - Atualizado em 03/09/2018 15h03
Por Redação com Ascom/UFAL-Campus Arapiraca 03/09/2018 12h12 Atualizado em 03/09/2018 15h03
Foto: Divulgação
No período de 24 a 28 de setembro, estará acontecendo o Encontro de Matemática do Agreste Alagoano (EMAAL), que será realizado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca.

O evento, que este ano chega a sua 5ª edição, faz alusão à Semana de Matemática. O Comitê Organizador do evento é composto por discentes e docentes do curso de licenciatura em Matemática do Campus Arapiraca da UFAL.

O V EMAAL tem como tema “A Matemática nas Múltiplas Faces de Atuação” e irá promover palestras, oficinas e minicursos que proporcionam uma visão dos campos onde a matemática se faz presente nas Ciências, nas Artes e no mundo de uma forma geral.

O EMAAL tem por objetivo promover o acesso ao ensino, à pesquisa e à extensão na área da matemática, bem como proporcionar a divulgação científica da Matemática no Agreste alagoano, além de incentivar a construção de novas práticas metodológicas por parte dos professores de matemática da Educação Básica.

A integração entre Matemática Pura, Educação Matemática e Matemática Aplicada é o “tripé” base para o sucesso do evento. Cada um dos eixos tem grande importância na formação e desenvolvimento da sociedade e estão intimamente conectados.

Tendo como perspectiva a integração dos três eixos da matemática já mencionados, o V EMAAL busca contribuir de forma incisiva na interação entre professores pesquisadores de diversas áreas e linhas de pesquisa e licenciandos. Além de tentar estabelecer novas relações entre a comunidade acadêmica e a sociedade.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de setembro, por meio do site, através do preenchimento de um formulário disponibilizado no mesmo.

Os participantes do evento são acadêmicos de todas as áreas, principalmente de Matemática, Física, Ciências da Computação, profissionais da área da Educação do Estado de Alagoas, entre outros.

Vale ressaltar que o V EMAAL é uma oportunidade para a participação de alunos provenientes do Ensino Básico da região, a fim de oferecer uma experiência única, atrativa e significativa para esses alunos, por meio de minicursos e oficinas no âmbito da universidade.