Cidades

Caatinga Vista do Espaço: imagens estão na Sala de Exposições na Ufal

Professor Neison Freire, que coordena a pesquisa, estará presente na exposição nesta quarta-feira (5)

Por Ascom Ufal 04/09/2018 15h55
Caatinga Vista do Espaço: imagens estão na Sala de Exposições na Ufal
Reprodução - Foto: Assessoria
Está sendo realizada, até o dia 13 de setembro, na Sala de Exposições da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a exposição Caatinga Vista do Espaço, que apresenta 14 cartas imagem de satélite produzidas na pesquisa Mapeamento e Análise Espectro-Temporal das Unidades de Conservação de Proteção Integral da Administração Federal no Bioma Caatinga. A pesquisa foi realizada entre o final de 2013 e dezembro de 2016 pela Fundação Joaquim Nabuco e pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A professora Débora Cavalcanti, responsável por organizar a exposição na FAU, ressalta que toda a comunidade universitária está convidada a conferir as imagens. “Para os alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo a exposição apresenta uma ferramenta ainda pouco utilizada entre os estudantes e profissionais da arquitetura e do urbanismo. É um instrumento de análise para pensar o espaço”, afirmou a professora. Para os pesquisadores, as imagens possibilitam uma análise detalhada, sem as dificuldades do deslocamento. “A ferramenta do sensoriamento remoto permite uma economia em relação aos custos de uma viagem até essas regiões de difícil acesso”, explicou o monitor Maurílio Neemias, meteorologista e doutorando na FAU, responsável pelas orientações na manhã do primeiro dia da exposição. A pesquisa que acabou gerando as imagens teve o objetivo de mapear, analisar e caracterizar o estado atual das 14 unidades de conservação de proteção integral da Administração Federal no bioma Caatinga. Participando como pesquisador titular da Fundação Joaquim Nabuco, o professor Neison Freire estará presente na exposição durante a manhã da próxima quarta-feira (5). O pesquisador tem participado de várias atividades para alertar que a caatinga está em risco. “Precisamos desenvolver mais pesquisas sobre esse bioma, pois a caatinga possui uma biodiversidade que deve ser preservada, além de ter história e guardar memórias”, declarou o pesquisador. . Além das cartas-imagem, a mostra também conta com a exibição do vídeo Caatingas em Risco produzido a partir de uma investigação coordenada por Neison Freire ao longo de três anos, na Fundação Joaquim Nabuco, destacando que a caatinga é um bioma que encontrado apenas no Brasil. O vídeo pode ser conferido no canal Cieg Fundaj, do Youtube. Promovida pelo Núcleo de Estudos do Estatuto da Cidade (Nest), a exposição Caatinga Vista do Espaço será realizada em diferentes horários: nos dias 5, 6, 11 e 12 de setembro, a exposição irá das 9h às 12h e das 14h às 17h. Nos dias 4 e 13, entre 9h e 12h. Por fim, no dia 10, a mostra ocorrerá entre as 14h e 17h.