Ufal divulga edital para 22 vagas de professor visitante

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) abrirá inscrições para 22 vagas de professores visitantes. Remuneração de até R$9.616,18

Autor:
Publicado em:06/08/2019 às 08:24
Atualizado em:06/08/2019 às 08:24

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), publicou nesta terça, 6, o edital do processo seletivo simplificado para a contratação de professores vistantes. A seleção tem como objetivo atender a necessidade temporária excepcional, por tempo determinado.

Ao todo, são oferecidas 22 vagas, com remuneração de até R$9.616,18, sendo R$4.472,64 de vencimento básico e R$5.143,54 de retribuição por titulação. Os interessados poderão se inscrever a partir das 17h do dia 12 de agosto até às 12h do dia 12 de setembro. O cadastro deve ser feito no site da Comissão Permanente do Vestibular, da própria universidade.

Concurso ANTT: tudo sobre o cargo de técnico em regulação

A participação no processo seletivo se dará após o pagamento da taxa, no valor de R$240, em qualquer agência do Banco do Brasil até o último do período de inscrições.

Universidade Federal de Alagoas
Ufal oferta 22 vagas para professores em diferentes áreas de atuação
(FOTO: Divulgação)

Há oportunidades para as áreas básicas de Agronomia, Enfermagem, Medicina, Nutrição, Administração-Pública, Zoologia, Ciência da Informação, Filosofia, História, Física, Geografia, Matemática, Psicologia, Medicina Veterinária, entre outras.

FOLHA DIRIGIDA + Degrau Cultural

Ufal oferta vagas para professores com doutorado

A escolaridade mínima desejada é doutorado para todas as especialidades. A distribuição completa das vagas pode ser conferida no Anexo I do edital.

Todas as vagas serão regidas pelo regime CLT, com carga de 40h semanais, com padrão remuneratório de dedicação exclusiva. A contratação será na categoria de professor adjunto do grupo magistério superior, pelo seguintes períodos determinado:

• Um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período no caso de professor vistante brasileiro nato ou naturalizado;
• Dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período no caso de professor vistante estrangeiro.

O que é concurso público? Tudo o que você precisa saber

Os novos professores visitantes exercerão atividades voltadas à docência em nível de graduação e de pós-graduação na área escolhida do processo seletivo; e participação nas atividades de pesquisa e extensão.

O horário para o cumprimento do ofício será conforme a necessidade da universidade, podendo ser nos turnos matutino, vespertino e/ou noturno.

Avaliação do processo seletivo da Ufal terá duas etapas

A avaliação do processo seletivo será feito por meio de duas avaliações distintas e sucessivas, de caráter eliminatório: análise de títulos e plano de atividades acadêmicas.

A primeira etapa levará em consideração os itens relacionados à formação e aperfeiçoamento do profissional, de atividades docentes, pesquisa científica e tecnológica, de atividades de formação de pessoal, realizações profissionais e trabalhos aplicados. Os valores estabelecidos para cada uma desses elementos pode ser encontrado no Anexo III do edital.

Já o plano de atividades acadêmicas deverá ser elaborado considerando as atividades de graduação, pós-graduação e pesquisa, e , sobretudo, o perfil do professor vistante para cada programa de pós-graduação. A pontuação do plano de atividades acadêmicas seguirá os seguintes parâmetros:

ITEM Graduação  Pesquisa Pós-Graduação Pesquisa
Justificativa 0,3 0,6 06
Objetivos gerais e Específicos 0,3 0,6 0,6
Descrição operacional do Plano 0,6 1,2 1,2
Articulação com o PDI/PPI - UFAL 0,5 1 1
Resultados esperados (impactos institucionais e sociais previstos) 0,3 0,6 0,6
PONTUAÇÃO MÁXIMA 2 4 4

O resultado final, com a classificação dos candidatos aprovados será homologado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho será publicado no Diário Oficial.

Os candidatos não classificados no número máximo de aprovados, ainda que tenham atingido a nota mínima, estarão automaticamente reprovados no processo seletivo.

Concursos no segundo semestre 2019: o que vem por aí?[VIDEO id="8884"]