Por Derek Gustavo, G1 AL

Professor Josealdo Tonholo foi o mais votado em Consulta para o cargo de reitor da Ufal — Foto: Divulgação/Ufal

O professor Josealdo Tonholo recebeu a maioria dos votos para reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em consulta à comunidade universitária realizada nesta sexta-feira (9).

A chapa encabeçada por ele e pela professora Eliane Cavalcanti (vice-reitora) recebeu 55,4% dos votos, e foi eleita em 1º turno. Apesar do resultado, a palavra final sobre quem irá ocupar o cargo cabe ao Ministério da Educação (MEC).

O resultado da consulta, com 46 das 47 urnas apuradas, foi o seguinte:

• Chapa 1: Josealdo Tonholo e Eliane Cavalcanti – 55,4%
  • Chapa 2: Valéria Correia (atual reitora) e Ângela Canuto – 31,8%
  • Chapa 3: Alexandre Toledo e Célia Nonata – 3,9%
  • Chapa 4: José Vieira e Tânia Voronkoff – 8,9%

A consulta na Ufal dividiu a comunidade universitária entre técnicos, estudantes e professores. Nos três, a Chapa 1 foi a mais votada.

Concluída a consulta, o Conselho Universitário (Consuni) irá se reunir para elaborar uma lista com três nomes, também conhecida como Lista Tríplice. Essas indicações serão enviadas para o Ministério da Educação (MEC), que se encarrega de definir o novo reitor.

O Consuni da Ufal deve se reunir em outubro para elaborar essa lista, e a expectativa é que o nome definitivo seja escolhido pelo MEC até o fim do ano. O mandato atual da reitora Valéria Correia vai até janeiro de 2020.

Biografia

Josealdo Tonholoe é formado em Química pela Universidade de São Paulo (USP), campus Ribeirão Preto (1988), doutor em Físico-Química também pela USP e pós-doutorado em Eletroquímica na Loughborough University, na Inglaterra. Ele atua como Professor Titular do Instituto de Química e Biotecnologia da Ufal desde 1993 e ajudou a criar o Núcleo de Inovação e Tecnologia da Ufal.

Confira ao resultado da Consulta para o cargo de reitor da Ufal por categoria — Foto: Reprodução