Por G1 São Carlos e Araraquara

20ª edição do Simpósio de Atividades Físicas Adaptadas é realizada no Sesc São Carlos — Foto: Marcos Bortoloto

O Serviço Social do Comércio (Sesc) de São Carlos (SP) promove a 20ª do Simpósio de Atividades Físicas Adaptadas até 31 de agosto (veja programação completa abaixo).

Com o tema "A pessoa com deficiência e as atividades físico-esportivas e de lazer: direito, empoderamento e participação plena" o evento visa discutir inclusão e acessibilidade nas atividades esportivas.

O simpósio pretende discutir e ampliar o conhecimento profissional e a consciência sobre as infinitas possibilidades do ser humano e quais competências e fatores podem influenciar de maneira positiva na oferta eficaz de atividades físico-esportivas e de lazer para pessoas com deficiências.

Essas atividades são importantes para o desenvolvimento integral do ser humano, pois influenciam e provocam mudanças e ganhos fisiológicos/metabólicos, psicológicos e sociais.

Simpósio

Evento no Sesc São Carlos visa discutir inclusão e acessibilidade nas atividades esportivas — Foto: Vanessa Cornelio

O evento teve sua primeira edição em 1997 com objetivo de promover a inserção de pessoas com deficiências ou necessidades especiais, independente da idade e classe social, na prática de atividades físicas e ou esportivas, possibilitando que profissionais, educadores, alunos e comunidade como um todo participassem das atividades.

O Simpósio continua desempenhando um importante papel de promotor e difusor de conhecimento para a área no Brasil, com uma programação diversificada, capaz de acolher profissionais de diferentes países e frentes de atuação no campo das atividades físicas adaptadas para pessoas com deficiência e necessidades especiais.

• Quinta-feira (29):

Apresentação esportiva de tiro com arco paralímpico (a partir das 13h na Área de Convivência Externa) - apresentação da modalidade

Mesa 1 (das 10h às 12h30 no Teatro) - Esporte e Lazer para pessoas com deficiência: políticas públicas, projetos e serviços com o Professores Dr. John Dattilo da Universidade da Pensilvânia, Dra. Joslei Viana de Souza da Universidade Estadual de Santa Catarina (UESC) e Dr. Junior Vagner Pereira da Silva da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Grupo de Trabalho (das 14h30 às 17h30 na Sala de Atividades Corporais) - Políticas Públicas de Esporte e Lazer para pessoas com deficiência.

Exibição de Documentário (das 17h30 às 18h30 na Sala multiuso) - Rosinha: a força de uma guerreira.

Colóquio (das 18h às 19h30 no Teatro) - Oferta vs. demanda no mercado da atividade física e lazer para pessoas com deficiência com José Fernandes Franco da Rede dos Sonhos Hotéis Fazenda, Professores Dra. Mey de Abreu Van Munster da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Me. Henrique Sacomano Nasser.

Espetáculo (às 20h30 no Teatro) com Cérebro de Elefante com CIA Ir e Vir - ingressos variam de R$ 5 a R$ 17.

• Sexta-feira (30):

Literatura (das 12h30 às 14h30 na Área de Convivência Externa) - com Escola de Libras e Slam do Corpo

Exibição de Documentário (das 18h às 18h30 no Teatro) - O que é normal?

Mesa 2 (das 18h30 às 20h no Teatro) - Desafios da formação profissional para atuação no campo das atividades físico-esportivas de lazer para pessoas com deficiência com os Professores Dra. Aija Klavina da Academia Letoniana de Esporte e Educação e Dra. Neiza Fumes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Show (a partir das 20h30 na Área de Convivência Externa) - com Luiz Otávio Trio

• Sábado (31):

Espetáculo (às 16h no Teatro) com Feio e Coletivo Grão de Arte e Cidadania - grátis até 12 anos, ingressos variam de R$ 5 a R$ 17.