Dólar com. 5.1031
18 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel MS lança edital do Programa Mais Médicos com 60 vagas em Alagoas
20/08/2019 às 13h00

Edital estimula empreendedorismo e inovação nas escolas Sesi/Senai

Divulgação

Os estudantes das escolas Sesi Cambona e Sesi/Senai do Benedito Bentes têm até o dia 6 de setembro próximo para inscrever projetos no Programa de Bolsas de Iniciação Cientifica Júnior (Pibic Jr). No total, serão R$ 51 mil investidos no desenvolvimento de processos e produtos inovadores para problemas encontrados em empresas privadas.

Iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL), o edital destinado aos alunos da Rede Sesi/Senai do Estado é o primeiro do País – financiado por uma fundação estadual de amparo à pesquisa – voltado, especificamente, à inovação e ao empreendedorismo.

A diretora de Educação e Tecnologia do Sesi/Senai, Cristina Suruagy, explica que o programa de bolsas é resultado do alto nível dos projetos apresentados pelos alunos durante a última Feira de Ciências da Educação Básica de Alagoas (Experiment-AL). O evento ocorreu em julho de 2018, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), durante a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O professor João Vicente Lima, diretor executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da Fapeal, destaca a vocação científica das escolas Sesi/Senai. “Já conhecemos vários dos projetos que são realizados nesses colégios, e a gente sabe da qualidade, da seriedade e das respostas que eles conseguem dar trabalhando com esse foco na inovação”, observa.

Exigências – O edital somente vai receber propostas que contenham um plano de negócios com descrição e capacidade de mercado pretendido, descrição dos potenciais clientes e avaliação dos concorrentes. Também será necessário acrescentar um plano tecnológico descrevendo o Estado da Arte sobre o segmento pretendido, o grau de inovação buscado e risco tecnológico envolvido no produto ou serviço que será concretizado por meio do projeto.

Para participar, os alunos devem ter orientação de um docente ligado às escolas Sesi/Senai; frequência igual ou superior a 75% no ano letivo; não ter vínculo empregatício; não receber bolsa de outros programas de incentivo similares; e dispor de, no mínimo, oito horas semanais para dedicação ao projeto.

O edital, que foi apresentado aos professores durante reuniões nas duas escolas, está disponível na página www.fapeal.br.