Integração lavoura-pecuária-floresta é tema de treinamento em Alagoas

Primeiro módulo visou esclarecem dúvidas dos participantes e apresentar os benefícios da integração para técnicos e extensionistas

24 de dezembro de 2019 às 16h57

Foto: Vanderley Porfírio-da-Silva / Embrapa Florestas

Técnicos extensionistas de Alagoas começaram, neste mês, um treinamento para adoção do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) em suas propriedades. A ideia é ampliar a área com sistemas silvipastoris (pecuária consorciada com plantios florestais) na Zona da Mata e na Zona do Agreste de Alagoas. O processo de capacitação continuada acontecerá em, pelo menos, sete módulos e, além da parte teórica, prevê a instalação de áreas demonstrativas em propriedades rurais.

O primeiro módulo reuniu 34 participantes e teve como foco a conversão de pastagens em sistemas silvipastoris. “O componente arbóreo é um dos grandes diferenciais dos sistemas de integração. Além de proporcionar conforto térmico aos animais e gerar renda com a madeira, é o que mitiga o efeito das mudanças climáticas, com o sequestro de carbono. No entanto, é um componente que também necessita de planejamento e manejo adequados para que cumpra efetivamente seu objetivo”, explica Vanderley Porfírio-da-Silva, pesquisador da Embrapa Florestas e instrutor deste módulo.

O consultor Ademilson Neris dos Santos, da empresa Fazenda Eficiente, avalia que a realização do curso foi um marco importante na pecuária do estado, pois é algo inovador que pode gerar resultados acima da expectativa. “O conhecimento de novas tecnologias auxilia na melhor tomada de decisão dentro das empresas rurais. A partir da realização do curso, o sistema silvipastoril será uma das opções a serem consideradas quando da implantação de novos projetos ou até mesmo adequações de projetos já existentes”.

Na parte teórica, os participantes tiveram contato com informações como usos e formas de sistemas silvipastoris, exemplos nas diferentes regiões do país, conversão de pastagem convencional em sistema silvipastoril, fundamentos do sistema, critérios para implantação e manejo das árvores. Na prática, os participantes elaboraram projetos para conversão de pastagem convencional em sistemas silvipastoris, focados nas realidades onde atuam, e agora vão a campo implantar os projetos. “Essa dinâmica pretende dar continuidade ao aprendizado de forma efetiva e fomentar discussões baseadas na realidade nos próximos módulos”, afirma o pesquisador.

A “Capacitação Continuada de Técnicos em ILPF nas Zonas da Mata e do Agreste – ILPF em Alagoas” é uma iniciativa da Embrapa, Sebrae e Federação das Indústrias do Estado de Alagoas e conta com a parceria nacional da Associação Rede ILPF e parceria local da Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas; Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura do Estado de Alagoas; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Delegacia Federal de Agricultura de Alagoas; Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas; Universidade Federal de Alagoas; Instituto Federal de Alagoas e Banco do Nordeste e Banco do Brasil.

Integração lavoura-pecuária-floresta é tema de treinamento em Alagoas

24 de dezembro de 2019 às 16h57