Hospital Universitário cancelou procedimento por conta da falta de energia elétrica — Foto: Jonathan Lins/G1

O atendimento do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) de Maceió ficou comprometido, na manhã desta quarta-feira (25), por falta de energia elétrica. A energia foi restabelecida no começo desta tarde.

Problemas na rede de energia e no gerador de emergência, que está quebrado, deixaram a unidade de saúde de média e alta complexidade às escuras.

De acordo com um dos médicos plantonistas do Hospital Universitário, Luciano Pimentel, por conta da falta do fornecimento de energia as cirurgias que estavam agendadas tiveram que ser suspensas.

“Sem fornecimento de energia por mais de 2 horas e com o gerador quebrado o hospital está um caos. Procedimentos foram cancelados e estamos torcendo para que não chegue nem um caso grave porque não há o que fazer”, falou Pimentel.

Diante da situação uma gestante precisou ser transferida para outra maternidade.

Por meio de nota, o HU confirmou que houve falta de energia elétrica na manhã desta quarta no hospital, mas que o problema foi resolvido. Como prevenção de riscos, pacientes em estado grave foram transferidos para outras unidades de saúde, além de o Hospital Universitário ter abastecido setores do HU através da transferência de energia de unidades que não foram prejudicadas pela interrupção do serviço. O hospital lamentou o ocorrido e ressaltou que buscou todas as vias para garantir a segurança dos pacientes.

Equatorial Energia

Através de nota encaminhada à imprensa a Equatorial Energia Alagoas informou que não consta no sistema da empresa nenhum registro de falta de energia na região do Hospital Universitário (HU).

E que ao encaminhar uma equipe técnica foi verificado que o problema que afetou o HU foi gerado na própria rede interna do hospital (veja abaixo a nota na íntegra):

"A Equatorial Energia Alagoas informa que não consta em seu sistema nenhum registro de falta de energia no Hospital Universitário (HU). A distribuidora esclarece que não há também nenhum registro de problema em sua rede e foi informada da ocorrência por meio da imprensa. Uma equipe foi encaminhada até o local e constatou que a interrupção foi provocada por um defeito na rede interna da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) que atende o hospital. Os técnicos do HU estão trabalhando para restabelecer o fornecimento".