Dólar com. 5.164
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
14/02/2019 às 16h30

Geral

Racismo, machismo, preconceito e opressões serão debatidos na Ufal

Seminário Nacional de Gênero e Serviço Social conta com 80 trabalhos inscritos

A Faculdade de Serviço Social (FSSo), no Campus A.C Simões, vai sediar, entre os dias 18 e 20 de fevereiro, o 1º Seminário Nacional de Gênero e Serviço Social (Senagess), com o tema Capitalismo, Serviço Social e a heteronormatividade. Estudos sobre as opressões de classe, gênero, raça, etnia e sexualidade vão ser abordados em palestras e nos 80 trabalhos inscritos para apresentações em sete grupos temáticos. 

As inscrições de trabalhos já foram encerradas, mas para participar dos debates é possível se eincrever até o início do evento.  “Além dos estudantes e pesquisadores de Serviço Social, o seminário é aberto à comunidade universitária, representantes dos movimentos sociais de mulheres, feministas, de raça-etnia, LGBTTs, de direitos humanos e a sociedade em geral”, convida a professora Andrea Pacheco, organizadora. 

Os temas em debate são bem diversificados. Os trabalhos abordam os temas: Sobrevivência de famílias através da coleta seletiva do lixo; Ofensiva conservadora patriarcal na cena contemporânea e os desafios ao feminismo; Crime de importunação sexual; Mulheres negras no olho da barbárie; Encarceramento feminino e as desigualdades de gênero; Exploração sexual comercial de crianças e adolescentes; Inclusão da mulher na ciência; entre outras questões da pauta das relações sociais. 

A mesa de abertura, às 18h, do dia 18, contará com as presenças das professoras Mirla Cisne (Uern), Magali da Silva Almeida (Ufba) e Valdenizia Bento Peixoto (UNB). Durante os dias seguintes, palestrantes da Ufal e de outras universidades vão expor sobre temáticas que estão em debate na sociedade. 

A professora Andrea Pacheco destaca o quanto é importante ter informações científicas sobre essas questões. “Os trabalhos que serão apresentados são fruto de pesquisas, com dados e análises científicas. É preciso conhecer para se posicionar. A nossa proposta é uma academia engajada na construção de uma sociedade igualitária, democrática e que respeite a diversidade”, finaliza a professora.


Fonte: Ascom Ufal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]