Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
06/02/2019 às 17h00

Geral

Semana de palestras promove participação de mulheres na ciência em Alagoas

Evento faz parte de programação da ONU sobre “Mulheres e meninas na Astronomia”

Divulgação

Antecipando as comemorações do Dia Internacional da Mulher, 8 de março,o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas está promovendo, entre os dias 11 e 16 de fevereiro, uma semana de debates e palestras com o tema “Mulheres na Ciência”. As atividades vão acontecer em vários lugares diferentes nas cidades de Maceió e Arapiraca.

Com apoio da usina de ciência da UFAL, o evento está inserido em uma programação mais ampla em comemoração ao Centenário da União Astronômica Internacional - UAI, como também fará parte do evento internacional, promovido pela ONU, intitulado “Mulheres e meninas na Astronomia”. 

Betânia Pereira, astrônoma amadora, ressalta a necessidade de estimular a participação das mulheres no ambiente científico. “O dia da mulher é um momento em que o mundo se volta para as diferenças de oportunidades e tratamento que acontecem entre homens e mulheres. E nós percebemos que além das pautas como a violência também existem questões que precisam ser abordadas para mudar, como a falta de estímulo para que as mulheres se desenvolvam no ambiente da ciência”.

Na solenidade de encerramento, na noite de sábado (16) o evento homenageia a professora Lenilda Austrilino Silva, uma cientista alagoana que se destaca na área da física, doutora em educação. Na programação, haverá palestras na UFAL (na usina de ciência e no CEDU), e em alguns sindicatos parceiros (Sinteal, Sindprev e Sindictimal). A ideia é atingir o maior público possível. 

Todas as palestras serão conduzidas por mulheres. Graduadas nas mais diversas áreas, como direito, biologia, química e pedagogia, as expositoras tem em comum a defesa da importância da ciência na vida da sociedade.

O CEAAL é uma entidade de Astronomia que divulga a ciência dos céus no estado de Alagoas, pioneiramente, desde 1978. Seus sócios são astrônomos amadores, que realizam cursos de iniciação à Astronomia, ministram palestras e promovem noites de observação do céu.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]