OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

08/01/2019 às 18:58

Saúde de Arapiraca promove campanhas em alusão à saúde mental e combate à hanseníase

Duas campanhas nacionais são realizadas durante este mês, chamadas de Janeiro Branco e Janeiro Roxo, que pretendem chamar a atenção da população para dois importantes temas: Saúde Mental e Combate à Hanseníase. E a prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde, organizou uma programação especial para a população, que será realizada em espaços públicos, Unidades Básicas de Saúde e Centros Especializados.

Cada campanha tem cronograma específico de atividades. Mas as duas se unem no  evento “Caminhada e Ação”, agendado para o “Dia D”, 25 de janeiro, a partir das 15h, no Bosque das Arapiracas. No local, ações estratégicas serão promovidas para a população. A proposta é fazer as pessoas refletirem sobre as temáticas e a importância dos cuidados com a saúde e a qualidade de vida.

O evento conta com a parceria de setores da Secretaria de Saúde, a exemplo da Atenção Especializada, Coordenação da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e da Hanseníase, Cerest, Nasf, Caps, Caps AD, Promoção à Saúde e também o Conselho Regional de Psicologia.

Entre as atividades, além das que visam estimular a criação de uma cultura da saúde mental e conscientização do combate e prevenção da hanseníase, estão: atividades físicas – alongamento, aquecimento, yoga e caminhada; e serviços de promoção à saúde. A organização do evento recomenda aos participantes usarem roupas esportivas e levarem garrafinha com água.

Programação do mês

Janeiro Roxo

Com o tema “Hanseníase: um olhar mais atento para fazer toda a diferença, a Campanha Janeiro Roxo vai contar com  a parceria da Atenção Básica, Coordenação de Saúde Mental, Nafs, Coordenação de Empresas Promotoras da Saúde, Ufal, Cria, grupos religiosos e movimentos da Rede de Hanseníase.

DataHorário     AçãoLocal
15/0114HCapacitação para médicosCRIA
16/018HCapacitação para enfermeiros  – Avaliação do Grau de Incapacidade HanseníaseCRIA
17/018HMutirãoUBS Teotônio Vilela
22/019HPalestra e Apresentação teatral sobre hanseníaseCRIA
22/0114HMomento Cuidando do CuidadorCRIA
23/018HCapacitação para odontólogosCRIA
24/018HPalestra sobre hanseníase com alunos de enfermagem da UfalUBS Baixão
25/0116HCaminhada e AçãoBosque das Arapiracas
29/01 e 01/028HEstande na programação da Festa da PadroeiraLargo Dom Fernando Gomes

Janeiro Branco

A Campanha Janeiro Branco, com o tema “Saúde Mental e Bem-estar: quem cuida da mente, cuida da vida” terá início no dia 22 de janeiro, e a  programação segue o calendário abaixo:

            Data                           AçãoFacilitadorPúblicoLocal
22/01Cuidando do cuidador: proporcionando saúde mental e bem-estarConselho Regional de PsicologiaServidores municipais do Caps, Caps AD, Nasf, Cerest e Programa de TB e HanseníaseAuditório do CRIA
25/01Caminhada e AçãoAtenção Especializada, coordenação da Raps,  de Tuberculose e Hanseníase, Cerest, Nasf, Promoção da Saúde e Conselho Regional de PsicologiaServidores municipais e sociedadeBosque das Arapiracas
30/01Fórum Intersetorial de Cuidados em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Ficsmad)Coordenação do Raps, Cerest, Psicóloga Acácia Dantas, coordenação de TB e HanseníaseIntersetorial, professores e supervisores da Secretaria de Educação  e EsporteAuditório do CRIA
31/01Ação Social Festa da PadroeiraEquipe da Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, coordenação do Raps, gerente e equipe Caps Nise da SilveiraUsuários do Caps e sociedadeSalão Paroquial da Concatedral


Fonte: Ascom Arapiraca


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.