Dólar com. 5.0758
07 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Saúde divulga classificação final de selecionados para o PET-Saúde Equidade
22/01/2019 às 12h30

Pesquisador de universidade inglesa realiza palestra na Ufal

Evento, que faz parte de um acordo de cooperação internacional, também trará estudioso do Inpe

Os pesquisadores Kevin Hodges, da University of Reading (Inglaterra), e Dirceu Luís Herdies, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), estarão no Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat) da Ufal, nos dias 28 e 29 de janeiro, para ministrar treinamento e palestras.

No dia 28, segunda-feira, Kevin Hodges realizará um treinamento para alguns alunos sobre um método de análise objetiva automático para identificação e rastreamento de sistemas atmosféricos no Icat/Ufal.

Já na terça-feira, dia 29, a partir das 14h, haverá um ciclo de palestras no auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC). O pesquisador da universidade inglesa abordará o tema Características baseadas em análises de perturbações atmosféricas e oceânicas. E o professor Dirceu Herdies falará sobre O ciclo da água atmosférica na América do Sul como visto na nova geração de reanálise global.

Qualquer pessoa interessada pelos temas poderá participar. Não precisa se inscrever e o evento é aberto ao público.

A visita dos pesquisadores faz parte de um acordo de cooperação internacional firmado pelos professores Kevin Hodges e Helber Barros Gomes, do Icat Ufal. “O objetivo científico desse acordo tem foco na meteorologia tropical, climatologia e mudanças climáticas sobre a região da América do Sul, com ênfase especial nos distúrbios ondulatórios de leste sobre o Atlântico Tropical Sul e Nordeste do Brasil e sua relação com os modos de variabilidade em grande escala e outras ondas tropicais”, destaca o professor Helber Gomes.

Fonte: Ascom Ufal