Dólar com. 5.0722
06 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Morador de Canoas descreve fuga de alagamentos e diz que vive pesadelo
24/07/2019 às 13h00

Julho Amarelo: SMS leva prevenção aos estudantes do Senac

Samuel Delane Lima, técnico da Gerência de Agravos Transmissíveis e não Transmissíveis da SMS. Foto: Ascom/SMS

Dando continuidade às ações do Julho Amarelo, mês voltado para o combate, prevenção e diagnóstico precoce das hepatites virais, a Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS promoveu na tarde dessa terça-feira (23), no Senac, um seminário voltado para os estudantes dos cursos de beleza e saúde da instituição. O encontro teve com objetivo alertar sobre os principais sinais e sintomas da doença, além de fornecer orientação sobre prevenção no dia a dia de trabalho desses profissionais.

O seminário foi ministrado por Samuel Delane Lima, técnico da Gerência de Agravos Transmissíveis e não Transmissíveis da SMS, que falou sobre o aumento de casos da doença em todo o Brasil. “Nos últimos cinco anos, o número de casos descobertos de hepatite B e C vem crescendo, então precisamos orientar a esses futuros profissionais sobre o que são as hepatites, como se prevenir, quais os principais sintomas e formas de diagnóstico”, destaca.

“Profissionais de beleza e de saúde estão muito expostos a esses riscos, por isso orientamos para o uso de equipamentos de proteção individual, esterilização correta dos materiais, uso de luvas, sapatos, o descartex, que é para não ter o risco de pegar numa agulha que acabou de dar uma injeção ou fez algum tratamento de beleza que perfurasse. Em caso de acidente, orientamos que a pessoa seja encaminhada para o HDT para tomar a profilaxia pós-exposição”, completou Samuel.

As hepatites virais são silenciosas, podendo ficar encubadas no corpo por dias, meses ou anos sem apresentar sintomas para o paciente e podendo ser transmitidas para outras pessoas. As melhores maneiras de prevenção são o uso de preservativo, exames preventivos e diálogo com o parceiro, além de evitar a adoção de comportamentos de risco como o uso de drogas e compartilhamento de agulhas, o que aumenta a vulnerabilidade para a doença.

Para Juliana Cavalcante, responsável técnica do curso de análises clínicas do Senac, o seminário é muito importante no sentido de conscientizar os futuros profissionais. “Como aqui trabalhamos com diversas áreas como saúde, beleza e segurança do trabalho é fundamental conscientizar e sensibilizar nossos alunos tanto para a prevenção quanto para falar abertamente sobre essas doenças em seu meio profissional. É um problema grave de saúde pública e precisa ser trabalhado”, destaca.

Além do seminário, os alunos contaram com vacinação contra hepatites e com um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) com os profissionais de saúde que realizam testes rápidos a partir da coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo. O método permite que em apenas meia hora o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário com psicólogos. Ao todo participaram cerca de 90 alunos do turno da manhã e 50 no turno da tarde.

As hepatites

Os tipos mais comuns da doença são as hepatites A, com transmissão oral/fecal pelo contato com indivíduos, água e alimentos contaminados; a hepatite B, que é transmitida por meio de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas, agulhas e lâminas de barbear e a hepatite C que ocorre por meio de transfusão de sangue contaminado.

A prevenção combinada é uma estratégia adotada no Brasil desde 2013 e tem sido relevante no enfrentamento da epidemia. Entre estas estratégias estão a prática de sexo seguro, a testagem regular, testagem no pré-natal, adesão ao tratamento antirretroviral, redução de danos, profilaxia pós exposição (PEP) e profilaxia pré exposição (PrEP).

No município, o Serviço de Assistência Especializada Dr. Marcelo Constante (SAE) do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), o Bloco I do Pam Salgadinho e Hospital Dia do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes são referência para o tratamento da doença.