Dólar com. 5.1575
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
16/07/2019 às 15h30

Alunos participam de campanha de prevenção ao câncer

Campanha tem como objetivo reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço - Divulgação

Alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), da Escola Municipal Professora Natalina Costa Cavalcante, localizada no Conjunto Cleto Marques Luz, no Tabuleiro do Martins, participaram na noite dessa segunda-feira (15), da Campanha de Prevenção e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.

Segundo a médica e coordenadora do Projeto, Moana Cavalcante, a campanha “Julho Verde”, celebrado no dia 27 de julho, tem como objetivo reforçar a importância do diagnóstico precoce da doença.

“Historicamente esses cânceres estão ligados ao consumo do tabaco e álcool, má condição de higiene oral, infecção pelo HPV e exposição ao sol. A campanha lida com o público muito vulnerável aos fatores de risco e nós estamos nas escolas trabalhando com o público adulto para orientar a respeito dos fatores de risco e falar dos principais sintomas iniciais da doença, que são caroços no pescoço, feridas na boca e rouquidão que não desaparece até três semanas”, alertou a médica.

De acordo com o coordenador da Ejai do município, José Rubens Lima, nesse primeiro momento serão cinco escolas envolvidas, todas com o público adulto da Ejai. “Primeiramente é fundamental saber que toda atividade ligada a saúde, a prevenção é primordial. Nesse sentido, a Secretaria de Educação juntamento com o Hospital Universitário acolhe essa campanha no sentido de que estamos orientando não só os estudantes, mas toda comunidade na prevenção a essa doença”, ressalta.

Durante a exposição, os alunos desenvolveram atividades de prevenção e participaram de dinâmicas e jogos explorando os hábitos saudáveis e os fatores de risco. “Precisamos ficar atentos. Com as atividades de hoje a gente aprende muito mais a se prevenir da doença”, disse o senhor Benedito Alfredo dos Santos, de 61 anos, aluno da Ejai.

A articulação do Projeto na Escola Natalina surgir com a professora de Educação Física, Rosa Pasciucco. “Meu foco é trabalhar a saúde. E a prevenção é isso, a gente chegar onde as pessoas precisam ouvir, ter conhecimento e sensibilizar a respeito desses assuntos”, disse.

“Nossa escola agradece por mais uma ação da Secretaria em participar dessa importante campanha de prevenção ao câncer. Nesta noite os alunos convidaram também a comunidade escolar para participar desse momento”, revelou a diretora da unidade de ensino, Sayonara Peixoto dos Santos.

Fonte: Ascom Semed