Dólar com. 5.1263
16 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Unicef lista orientações para crianças afetadas por enchentes no RS
03/06/2019 às 14h30

Revistas da Ufal recebem destaque para divulgação científica

Iniciativa se baseia em projeto apoiado pela Fapeal

Uma frente de pesquisa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está realizando, sob a coordenação do professor Ronaldo Araújo, uma iniciativa de divulgar matérias científicas da Universidade. De acordo com o coordenador do projeto, os periódicos são os principais canais de comunicação científica para veiculação de resultados de pesquisas.

O projeto Atenção online e métricas alternativas da produção científica registrada em artigos de periódicos do estado de Alagoas: áreas de conhecimento, instituições e pesquisadores é financiado pela Fapeal desde 2017 e tem como proposta monitorar os impactos acadêmicos dos artigos em periódicos eletrônicos publicados por Instituições de Ensino Superior de Alagoas.

Segundo Ronaldo, “a população precisa saber o que se faz nas universidades e quais resultados de pesquisa são publicados em suas revistas e como isso pode trazer algum benefício a ela”. Dessa forma, matérias de divulgação de artigos estão sendo elaboradas para publicação no portal da Ufal e demais sites de notícias do Estado.

A ação busca, por um lado, dar mais visibilidade para as revistas científicas da Universidade. Por outro, uma maior aproximação com a sociedade ao levar a informação científica com uma linguagem mais acessível para um público maior.

Para selecionar os artigos científicos, a escolha deve se basear em critérios, tais como a questão temática, o apelo social e outras questões objetivas relacionadas, a exemplo de padrões de  identificação e distinção que a revista deve apresentar, como o Digital Object Identifier(DOI), que é um identificador único para cada publicação digital.

O apoio institucional às revistas científicas

Recentemente, com o apoio da Pró-reitoria de Pesquisa (Propep) e da Biblioteca Central (BC), foi estruturado um setor para a promoção e valorização das revistas institucionais. O Portal Periódicos Ufal ainda está em fase de desenvolvimento, mas funcionará na BC, ao lado do Repositório Institucional, e prestará apoio aos editores científicos e equipe em atividades de editoração científica, seja utilizando o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (Seer), oua no estudo acompanhado de estratégias para melhor desempenho na avaliação Qualis das revistas. Também será prestado apoio na indexação em bases nacionais e internacionais.

Fonte: Ascom Ufal