Dólar com. 5.1288
IBovespa 1
17 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina na sexta
19/06/2019 às 19h00

Geral

Serviço de Convivência realiza atividade com grupo de idosas

Idosas receberam orientações para uma vida saudável e sobre a importância de fazer atividades físicas - Divulgação

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) atua para mudar a realidade de centenas de crianças,  adolescentes, idosos e mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social em Maceió.

Por meio de uma parceria com a Legião da Boa Vontade (LBV), o educador físico, Flávio Florêncio do SCFV Lar São Domingos realizou uma ação com idosas atendidas pela entidade, dando orientações para uma vida saudável e sobre a importância de fazer  atividades físicas. “A parte teórica envolveu dicas de como ter uma melhor qualidade de vida, e sobre a importância de sempre visitar o médico e tomar as medicações corretamente”, explicou.

Além da teoria, as idosas puderam ver na prática como se exercitar faz bem a saúde e contribui para a longevidade.  Com materiais reciclados, como garrafas PET e cabo de vassouras, o professor fez com o grupo, um treino de força dos membros superiores e inferiores, caminhada funcional para avaliação cardiorespiratória, e  atividade para correção de postura em atividades diárias. “Mostramos na prática que com exercícios físicos  regulares os  idosos podem aumentar a estimativa de vida deles  e se tornam mais aptos a fazer suas atividades diárias sozinhos”, explicou.

Para a gestora municipal da LBV, Renata Lima, a vinda do professor do Serviço de Convivência só contribuiu para aumentar a autoestima das idosas.  “Muitas procuram a nossa instituição para sair da depressão, porque se sentem sozinhas, incapazes, abandonadas. Esse tipo de atividade permite que as idosas vejam o empoderamento das outras idosas do grupo e se espelhem nisso contribuindo para autoestima delas. Elas também puderam ver a importância de se ter uma  alimentação saudável, procurar o médico  para controlar a diabetes, a hipertensão e fazer exercícios para ter uma vida saudável. Agradecemos a parceria com a Semas contribuindo para a melhoria de qualidade de vida de famílias em risco social”, destacou.

A Semas possui 16 unidades do Serviço de Convivência  nos Cras, dois em duas instituições (Juvenópolis e Lar São Domingos) e a do Caic Ufal. Nos grupos do SCFV, mulheres, jovens, idosos e outros públicos específicos participam de atividades educativas, culturais e de lazer que têm como objetivo à promoção à qualidade de vida. Nesses equipamentos são atendidas mais de 3 mil pessoas.


Fonte: Ascom Semas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]