OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 07 de maio de 2024

02/05/2019 às 18:16

Alunos do Sesi Cambona são selecionados pelo CNPq

Iniciado em 2017, o projeto Acusticoco, desenvolvido por alunos da Escola Sesi Cambona, acaba de receber mais uma premiação. Depois de conquistar o Prêmio de Excelência em Iniciação Científica, da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric), o trio, formado pelos estudantes Wictoria Stephaniy Juaniy dos Santos, do 1° ano, Fábio Lucas de Britto Vasconcelos, do 3º ano, e Leonardo Raphael Palácio dos Santos, do 2º ano, acaba de ser selecionado para receber a bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ), do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq).

A conquista foi anunciada no último dia 22, sendo recebida com alegria pelos entusiasmados e talentosos jovens pesquisadores. O Acusticoco consiste em painéis fabricados com fibra de coco, que têm capacidade para reduzir a poluição sonora nas salas de aula. “Uma grande vitória dos nossos alunos, que estão desenvolvendo atividades de pesquisa já no Ensino Médio, o que só ocorreria na universidade”, comemorou a diretora da Escola Sesi/Cambona, Alessandra Damacena. Segundo ela, o projeto Acusticoco pode, inclusive, ser utilizado na sala de aula do curso de Música da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O projeto da Escola Sesi foi apresentado aos professores dos departamentos de Engenharia e Arquitetura daquela instituição de ensino superior, que consideraram bastante positivo o trabalho dos alunos, e analisam seu uso em salas de aula. A bolsa do CNPq vem em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), por meio da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), e tem duração de um ano. Orientadora do projeto, a professora Cristiane Siqueira viu a conquista como "um grande estímulo, uma contribuição à continuidade da pesquisa, agora com a produção e aplicação dos painéis".

Fonte: Ascom Sesi/AL