OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

02/05/2019 às 17:27

Para Marx Beltrão, corte de verbas da Ufal e do Ifal é “inadmissível e precisa ser evitado”

Para Marx Beltrão, corte de verbas da Ufal e do Ifal é “inadmissível e precisa ser evitado Para Marx Beltrão, corte de verbas da Ufal e do Ifal é “inadmissível e precisa ser evitado"

O deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, reprovou o anúncio do governo federal de redução de 30% dos investimentos nas universidades federais e nos institutos federais do país. De acordo com o parlamentar, que está em missão oficial junto com membros da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados em Portugal, o corte dos recursos para as atividades das instituições é “inadmissível e precisa ser evitado”. Beltrão citou em sua fala a necessidade de garantir o bom andamento das atividades da Universidade Federal (Ufal) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

“Parcela considerável e até mesmo majoritária da pesquisa e da ciência de Alagoas é realizada por professores, pesquisadores, alunos e técnicos da Ufal e também em instituições federais de ensino do estado como o Ifal. Cortar recursos destes centros de ensino, pesquisa e extensão em nada colabora com o desenvolvimento do estado e do país. Muito pelo contrário, esta medida colabora para com um subdesenvolvimento o qual condenamos. Outra questão é que devemos garantir a pluralidade de idéias e de debates em nossas universidades. A autonomia universitária precisa ser respeitada e os investimentos públicos precisam ser assegurados” afirmou Marx Beltrão.

O Ministério da Educação anunciou nesta semana que todas as universidades e institutos federais do país sofrerão corte de 30% em seus orçamentos. A medida foi tomada após o Ministério ser alvo de críticas por ter reduzido as verbas destinadas à Universidade de Brasília (UnB), à Universidade Federal Fluminense (UFF) e à Universidade Federal da Bahia (UFBA). A diminuição dos recursos das três instituições tinha sido anunciada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.  Entidades de classe, pesquisadores e membros da comunidade científica de todo o país repercutiram negativamente o anúncio do governo.

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Reinaldo Centoducatte, reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), declarou que “aquilo que era um equívoco para três universidades, tornou-se um equívoco maior, agora envolvendo todas as universidades. Será um caos se 30% do orçamento for retirado”. No dia anterior, em entrevista ao Jornal O Globo, Centoducatte disse que a entidade foi pega de surpresa com a decisão do ministro da Educação, Abraham Weintreaub, de “punir financeiramente as instituições por ‘balbúrdia’ e baixo desempenho acadêmico”, bloqueando 30% da dotação orçamentária da UFF (Universidade Federal Fluminense), Unb (Universidade de Brasília) e UFBA (Universidade Federal da Bahia).

Fonte: Ascom Marx Beltrão