Alagoas

Evento vai traçar perfil social de vítimas de acidentes no trânsito no Agreste de AL

Assessoria | 06/05/19 - 06h39
HEA | Assessoria

O perfil psicossocial das vítimas de acidentes no trânsito, a comunicação em saúde e o processo de recuperação de pacientes sequelados serão os principais temas de jornada científica que começa na tarde desta segunda-feira (6), a partir das 15 horas, no auditório do Hospital de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca.

A jornada é uma iniciativa do Projeto Preparando a Volta para Casa, que atua no HE do Agreste e faz o acompanhamento dos pacientes que sofreram acidentes e necessitam de cuidados especiais em suas residências, após o período da internação na unidade de saúde.

Todo o acompanhamento é feito por uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, cirurgiões, assistentes sociais e enfermeiros, que capacitam familiares e cuidadores na assistência aos pacientes sequelados.

O primeiro dia da Jornada Científica de Acidentes no Trânsito, na tarde desta segunda-feira, no auditório do Hospital de Emergência Daniel Houly, terá apresentação dos estudos feitos pela médica Carla de Campos, do Hospital Universitário da Ufal, em Maceió, e doutoranda pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e que abordará o tema acerca da comunicação em saúde.

Na terça-feira (7), também no período da tarde, a coordenadora do Projeto Preparando a Volta para Casa, do HE do Agreste, a psicóloga Mônica Leal, especialista em Saúde Mental e Psicologia Hospitalar, apresentará o perfil psicossocial das vítimas de acidentes no trânsito.

A jornada científica prossegue na quarta-feira (8), com a mostra dos estudos feitos pela professora da Ufal, Ana Paula Nogueira, com PHD pela Universidade de São Paulo (USP), abordará a importância do projeto Preparando a Volta no processo de recuperação dos pacientes sequelados e a interação dos familiares na extensão dos cuidados nas residências.