Por Carlos Alberto Jr, G1 AP — Macapá

Candidatos que estudaram em escolas do Amapá só passaram no curso de medicina após a chamada pública — Foto: John Pacheco/G1

Sem a presença de estudantes amapaenses na primeiras lista de aprovados do Processo Seletivo (PS) para o primeiro semestre do curso de medicina em 2019, a Universidade Federal do Amapá (Unifap) estuda adotar um sistema de seleção bonificada, para garantir que candidatos que estudam no estado ingressem no curso mais concorrido da instituição.

O G1 errou ao dizer que não há amapaenses classificados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A Unifap informou que os alunos entraram para o curso no segundo semestre de 2019.

Para a coordenação da Unifap, a bonificação seria uma maneira de colocar alunos do Amapá em situação de igualdade com estudantes de outros estados na concorrência por uma vaga no ensino superior.

Neste ano, o ingresso de candidatos que estudaram no Amapá aconteceu somente pelo Sisu e após a primeira chamada pública, repetindo índices semelhantes de anos anteriores. Na primeira lista do PS foram 55 candidatos classificados, mas nenhum deles do estado.

Para Aljerry Rêgo, vice-coordenador do curso de medicina da Unifap, muitos alunos deixam o Amapá assim que se formam, abrindo uma carência na saúde pública. Além disso, cada vez mais estudantes de fora buscam pelo curso.

"A criação do curso foi feita para preencher essa lacuna [carência na saúde pública], mas se a gente começar a observar que nossos formandos saem do estado e não retornam, essa lacuna não é preenchida corretamente. Além disso, temos muitos candidatos vindo de fora", disse.

Aljerry Rêgo, vice-coordenador do curso de medicina da Unifap — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Chama a atenção o número de candidatos cearenses aprovados na lista dos 30 primeiros estudantes que preencheram as vagas. São 13 do Ceará, os outros estados que mais captaram vagas são: Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Pará, com quatro candidatos cada.

Como forma de equiparar a concorrência entre estudantes do Amapá e do restante do país, a proposta seria a aplicação de um bônus de 40% na pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos candidatos do PS que estudaram todo o ensino médio no estado, seja em escola pública ou privada. Atualmente, o critério de ingresso do vestibular da Unifap é o desempenho nas duas últimas edições do Enem.

Pela proposta, um estudante amapaense com nota 700 no Enem, concorreria a uma vaga na Unifap com média 980. A bonificação daria uma grande vantagem aos estudantes do Amapá, estado que ocupa a 24ª posição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

"A partir do momento da criação dos sistemas como Sisu e o Enem, o aluno amapaense passou a concorrer com estudantes de todo o Brasil. Nós sabemos que existe uma dívida histórica na formação dos alunos, porque hoje o Amapá, lamentavelmente, está nas últimas posições do Ideb e isso inviabiliza o aluno local de concorrer com candidatos de outros estados", disse Elda Araújo, pró-reitora de ensino de graduação da Unifap.

Elda Araújo, pró-reitora de ensino de graduação da Unifap — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Além do Amapá, caso seja aprovada a proposta, a bonificação também atenderá estudantes das localidades vizinhas como Afuá, Breve, Chaves, Monte Dourado, Almeirim, entre outros.

A bonificação no Enem para estudantes do estado ou da região já é aplicada em algumas universidades federais, a maioria das regiões Norte e Nordeste, como a do Amazonas (UFAM), Alagoas (UFAL) e Pernambuco (UFPE).

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o Tô Na Rede!

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1