OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 05 de maio de 2024

03/11/2019 às 14:57

Bienal do Livro de Alagoas movimenta sábado no Jaraguá

9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Foto: Átila Vieira\Secom Maceió 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Foto: Átila Vieira\Secom Maceió

Sarah Mendes

As ruas históricas do bairro Jaraguá são cenário para muita cor, literatura e cultura. A 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas teve sua abertura nessa sexta-feira (01) e segue até o dia 10 com uma extensa programação. O evento é uma realização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e conta com a parceria da Prefeitura de Maceió, que envolveu diversas secretarias na ação.

José Erick Félix, aposentado. Foto: Átila Vieira Secom Maceió

“A leitura ajuda no crescimento e no conhecimento”. A frase é de José Erick Félix, que levou os dois filhos para aproveitar este sábado (02) na Bienal. “Eles ficaram sabendo há dois meses e, desde então, só falam nisso”, comentou.

Carlos Henrique, 10 anos.. Foto: Átila Vieira\Secom Maceió

A ansiedade e animação são explicadas pelo filho Carlos Henrique, de 10 anos. “Eu estou adorando. Porque além de aprender, a gente se diverte. E a leitura é muito importante na nossa vida”. Carlos participou de brincadeiras e jogos educativos no estande da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O espaço está montado atrás do Museu da Imagem e do Som (Misa), onde fica a Estação Saber, a biblioteca volante da Secretaria, além de estrutura para leitura e contação de histórias.

9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Foto: Átila Vieira\Secom Maceió

Para Jeane Mendonça, técnica pedagógica da Semed, estar presente da Bienal reforça a importância da leitura no trabalho pedagógico. “Estamos trazendo jogos pedagógicos, que são trabalhados dentro das nossas escolas. Aqui, também é possível conferir todo o histórico do trabalho da Secretaria nesses últimos anos”, garantiu.

9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Foto: Átila Vieira\Secom Maceió

A Prefeitura também trouxe à Bienal um estande de Economia Solidária, com os produtos feitos por artesãos madeirenses, como Francisca Cardeal. “Esse espaço é maravilhoso. Espero que venha muita gente olhar nossos produtos. Para a gente é muito importante quando alguém olha e fala do nosso trabalho. Dá um ânimo para produzir mais”, disse.

9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Foto: Átila Vieira\Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também está com um estande realizando exames rápidos e ciclos de conversa, como explica Tereza Carvalho, gerente do Programa IST, HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS. “Esse é um espaço onde circulam várias pessoas. Então, aqui, conseguimos chegar nas pessoas para falar da importância de cuidar da saúde”.

Parceria Prefeitura e Ufal

O investimento da Prefeitura é de, aproximadamente, meio milhão de reais. Dez garis garantem a limpeza durante todo o evento. Houve reforço de 900 pontos de luz e agentes de trânsito para orientar os maceioenses. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) também estará com ações de educação de trânsito.

9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Foto: Átila Vieira\Secom Maceió

A Prefeitura também intensifica a divulgação em hotéis para atrair turistas que visitam a cidade. Além disso, a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) está no evento com a Central de Atendimento ao Turista (CAT Móvel), Experiência Maceió 360º e com a votação da Arte Urbana Interativa – intervenções implantadas no bairro pelas Instituições de Ensino Superior parceiras do Projeto Maceió Cidade Inteligente.

Secom Maceió