Prefeito visita 9ª Bienal do Livro que acontece em Jaraguá

07/11/19 - 08h26

Ruas movimentadas por leitores e curiosos. Assim tem sido a rotina do bairro de Jaraguá desde a abertura da 9ª Bienal Internacional do Livro, no último dia 1º de novembro. Na tarde desta quarta-feira (06), o prefeito Rui Palmeira visitou a feira literária e viu de perto o trabalho das secretarias e órgãos municipais envolvidas no evento.

“Ficamos muito felizes por ver tanta gente interessada em literatura nesse formato democrático que foi montado aqui no Jaraguá. A Prefeitura é parceira da Universidade Federal de Alagoas na Bienal, e oferece o Vale-Livro a 6.800 estudantes da Rede Municipal. É muito importante estimular a leitura e essa iniciativa gera isso nas nossas crianças”, disse o prefeito Rui Palmeira. O evento que ocorre até domingo (10), nas ruas do bairro de Jaraguá.

A 9ª Bienal do Livro é uma iniciativa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Editora Universitária (Edufal). A Prefeitura de Maceió fez um investimento de cerca de meio milhão de reais.

“A Bienal aqui em Maceió é essencial para os leitores, pois, possibilita o acesso às obras que muitas vezes não encontramos nas livrarias. É fundamental estimular as crianças à leitura para que no futuro elas conheçam a nossa realidade e a Bienal promove isso aqui no Jaraguá”, destacou o sociólogo Ronaldo de Alcântara, que garantiu várias obras de escritores locais na Bienal.

No evento, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) mantém uma programação variada até o domingo (10). O ônibus Estação Saber, por exemplo, oferece ao público de diversas idades oficinas de origami, contação de histórias, audiobook, espaço com os escritores e tapete jogo das trilhas, tudo isso com o foco de estimular a curiosidade para a leitura desde o período da infância.

A secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, destacou a alegria de participar de mais uma edição da Bienal. “É a terceira Bienal que a Prefeitura contribui e é a grande parceira da universidade. Estou muito feliz em ver as crianças andando pelo evento com seu vale-livro pendurado no pescoço, passando seu cartãozinho e levando seus livros para casa, além de fazer a festa do livreiro, que garante boas vendas”, disse a gestora.

O Vale-livro é uma iniciativa que oferece um crédito de R$ 15 para que os estudantes da Rede Municipal de Ensino da capital possam adquirir livros na 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. A Semed investiu mais de R$ 150 mil no projeto, que atende a quase 7 mil estudantes, nas modalidades de ensino fundamental, educação básica e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai).