Professoras da Semed Penedo iniciam intercâmbio internacional

Professoras efetivas da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Penedo participam de intercâmbio internacional na Universidade de Évora, em Portugal.

O grupo formado por doze profissionais do magistério, todas com graduação em Pedagogia e pelo menos três anos de atuação em Educação Infantil, é liderado pela Secretária Cíntya Alves.

“Um intercâmbio é sempre mais do que uma viagem, é uma jornada de autoconhecimento que gera possibilidades de vivenciar uma série de novas experiências profissionais e culturais”, explica a gestora da Semed sobre a imersão direcionada à troca de experiências sobre educação patrimonial e o processo de ensino/aprendizagem para crianças.

Imersão na Universidade de Évora é resultado da parceria da Prefeitura de Penedo com a Ufal, Iphan e a instituição de ensino portuguesa

Penedo no caminho certo

“Toda equipe que está aqui vai levar na bagagem muito conhecimento para ser compartilhado com toda a comunidade escolar de Penedo. A vinda desse grupo de professoras da Semed mostra que nosso município está no caminho certo quando se fala em investimento na educação”, destaca Cíntya Alves, agradecendo ao Prefeito Marcius Beltrão por possibilitar a capacitação cujo protocolo de intenção veio em abril de 2018.

O intercâmbio internacional tem duração de duas semanas e é fruto da parceria construída durante a gestão ‘Penedo, Terra do Desenvolvimento e da Cultura’ com a Universidade Federal de Alagoas, a Universidade de Évora e o IPHAN Alagoas.

As ações do programa pioneiro em Alagoas estão inseridas no projeto pedagógico ‘A Criança, A Cidade e o Patrimônio’ desenvolvido em sala de aula e também com atividades extraclasse, entre elas visitas guiadas de estudantes da rede pública municipal – especialmente das escolas localizadas na zona rural de Penedo – aos principais atrativos turísticos situados no Centro Histórico.

Por Fernando Vinícius/jornalista – Decom Penedo