Mercado de Trabalho

Mestrado nacional gratuito em Propriedade Intelectual da UFAL encerra inscrições nesta quinta-feira

02/10/19 - 09h42

Os interessados em uma formação em nível de mestrado sintonizada com as novas tendências de uma economia inovadora têm até esta quinta-feira (03) para se inscreverem no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - Profnit. 

O Programa é um mestrado em rede nacional, gratuito e dedicado a conteúdos adequados à realidade de um novo mercado que exige competências específicas. Na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o Profnit vai ofertar 22 vagas. 

O edital para seleção de 2020 está aberto e acessível em http://www.profnit.org.br. O Programa de mestrado é organizado em rede e está presente em quase 30 instituições de quase todos os estados brasileiros. Nacionalmente o Programa vai oferecer 444 vagas e podem se inscrever candidatos graduados em qualquer área do conhecimento. 

Poderão também se inscrever concluintes do último semestre ou ano dos cursos de instituições oficiais e reconhecidas pelo MEC, porém para a efetivação da matrícula do candidato aprovado e classificado, será exigida a apresentação do respectivo diploma ou documento provisório.

A seleção para participação no curso de mestrado é feita por meio de prova objetiva e análise curricular. As inscrições custam R$ 250,00, porém o curso de 24 meses é totalmente gratuito, com aulas ministradas na UFAL. Para seleção, não é exigido projeto de pesquisa prévio. 

O Profnit foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação e é um programa de pós-graduação stricto sensu profissional, em rede racional, em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, conferindo o título de mestre. 

O curso tem como objetivo a formação de recursos humanos já engajados ou dispostos a atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) determinadas por Lei e dos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental, organizações sociais, entre outros.

Uma inovação é composta basicamente a partir de uma ideia que é desenvolvida ao ponto de se tornar um processo ou produto rentável para os negócios. Por isso, a necessidade de proteger legalmente o conhecimento (propriedade intelectual) e formatar os caminhos para transformar essa ideia em algo pronto para o mercado (transferência de tecnologia).

Como resposta, o Profnit volta as suas disciplinas a temas como inovação, empreendedorismo, projetos em ciência tecnologia e inovação, legislação e políticas públicas na área de CT&I, patentes, marcas, biotecnologia e setores tecnológicos.