Dólar com. 5.0653
06 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Saúde divulga classificação final de selecionados para o PET-Saúde Equidade
10/09/2019 às 19h30

Encontro iniciará discussão sobre Lixo Zero em Maceió

Você já ouviu falar no termo Lixo Zero? Trata-se de um conceito de vida urbano e rural que consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e para a incineração. Para promover uma discussão ampla sobre o assunto e iniciar a mobilização na capital alagoana, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) realizam o I Encontro Maceió Lixo Zero nesta quarta-feira (11), às 14h, no auditório da Prefeitura de Maceió.

O encontro será conduzido pela direção do Instituto Lixo Zero Brasil, que é uma organização da sociedade civil que representa nacionalmente a Zero Waste International Alliance (ZWIA), movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no mundo. Durante o encontro, serão discutidas ações e projetos para implantação na capital alagoana nos próximos meses, a exemplo da Semana Lixo Zero.

O ILZB desenvolve ações nas principais capitais do país com foco no desenvolvimento sustentável e agora chega a Maceió. Para discutir o tema e iniciar o alinhamento de projetos, o encontro promoverá a apresentação sobre a atuação do Instituto pelo diretor Matheus Peçanha, além da apresentação das diretrizes estabelecidas pelo novo Código Municipal de Limpeza Urbana, que foi sancionado recentemente pelo prefeito Rui Palmeira. A apresentação do novo Código será realizada pelo titular da Sudes, Gustavo Acioli Torres.

Seguindo o propósito estabelecido pela ZWIA e pelo Instituto Lixo Zero Brasil, foram convidados para o encontro representantes do poder público e da comunidade, a exemplo das cooperativas de catadores, as ONGs Instituto Biota e Manda Ver, o Coletivo Praia Limpa, a Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público do Estado, representantes do Instituto de Meio Ambiente (IMA) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), além de estudantes e coordenadores de cursos das áreas ambientais da Ufal, Unit e Cesmac.

O quê: I Encontro Maceió Lixo Zero;

Quando: Quarta-feira, dia 11 de setembro de 2019;